logo_cosemspi

Integrantes da CIR Entre Rios discutem melhorias para a saúde pública da região

  Data e Hora: 25/08/2021 11:20:21

Os integrantes da Comissão Intergestora Regional (CIR) da região Entre Rios reuniram-se, nesta terça-feira (24), de forma virtual, para tratar sobre demandas referentes à saúde pública daquele território. Entre as pautas, a aprovação dos Projetos Técnicos de implantação de Equipes Multiprofissionais Especializadas em Saúde Mental nos municípios de Barro Duro, Angical e Alto Longá e a discussão sobre o fluxo de atendimento dos usuários com transtorno mental dos municípios de Nazária, Palmeirais, Demerval Lobão e Lagoa do Piauí.

Iniciando a reunião, a coordenadora da CIR e Secretária Municipal de Olho D’Água do Piauí, Dira Santos, deu boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância do fortalecimento das CIR. “A partir do momento que a gente colocou as datas que aconteceriam as CIR, foi na intenção de termos o maior número possível de pessoas nessas reuniões. Não é só quando a gente precisa de aprovar uma pauta que devemos estar presentes, é super importante o fortalecimento da nossa CIR”, complementou.

Durante a reunião, foram apresentados os Projetos Técnicos de implantação da Equipe Multiprofissional Especializada em Saúde Mental (AMENT) dos municípios de Barro Duro, Angical e Alto Longá.

Em relação aos projetos, a Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destacou a falta de previsão de financiamento destes pelo Ministério da Saúde. “Estamos sem nenhuma perspectiva de orçamento para a habilitação desses serviços, são informações do Ministério da Saúde”, explicou.

Na oportunidade, a representante da Fundação Municipal de Saúde, Roberta Berté, apresentou a solicitação de alteração de itens propostos para compra por Emenda Parlamentar para o Hospital de Urgência de Teresina.

A gerente de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Virginia Pinheiro, falou sobre o fluxo de atendimento dos usuários com transtorno mental e com demandas de álcool e/ou outras drogas dos municípios Nazária, Palmeirais, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí e Monsenhor Gil. “Nós vamos fazer um levantamento diagnóstico dos casos de transtornos mentais desses municípios para avançarmos na atualização de pactuações e de que forma podemos fazer esse acompanhamento pelos Caps, principalmente de municípios com vazio assistencial”, disse.

Ainda na reunião, a coordenadora Estadual de Imunização, Bárbara Pinheiro, tirou dúvidas dos participantes sobre o recebimento de vacinas e insumos para imunização contra a Covid-19 nos municípios.