logo_cosemspi

Implantação da RAMI no Piauí é parcialmente aprovada em reunião extraordinária da CIB

  Data e Hora: 26/10/2022 18:41:12

Os integrantes da Comissão Intergestora Bipartite do Piauí (CIB-PI) se reuniu, nesta quarta-feira (26), em caráter extraordinário, para discutir sobre a implantação da Portaria GM/MS 2.228/2022 do Ministério da Saúde que trata da implementação da Rede de Atenção Materna e Infantil (Rami) no Piauí. O colegiado optou por aprovar parcialmente a proposta apresentada, visto que o posicionamento do município de Teresina ainda é incerto sobre a decisão.

O gestor da rede municipal de saúde da Capital, Gilberto Albuquerque, levantou, durante a reunião, o ponto de que a implantação de uma nova rede pode trazer prejuízos para os municípios. “Nós, neste momento, não temos como custear despesa qualquer que seja, mesmo que seja para implantar um serviço de tanta importância”, complementou.

Por conta do posicionamento do secretário, será realizada uma nova reunião na próxima semana para que seja discutida a adesão da Fundação Municipal de Saúde ao plano. A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, reforçou a atitude. “Nós aprovamos parcialmente esse projeto, mas vamos ter que rever nossos municípios e redistribuir as implantações, se o gestor optar pela não adesão”, explicou.

A gestora pediu também que o município de Altos fosse incluído no plano da RAMI, para descentralizar de Teresina as maternidades de alto risco. “O município é referência para outros aglomerados como Coivaras, Beneditinos, Alto Longá e Pau D’Arco; temos que levar em consideração que esses municípios vão continuar referenciando tudo para a Teresina”, afirmou Leopoldina.

RAMI

A implantação da Rede no estado tem como principal objetivo implementar o modelo de atenção à saúde seguro, de qualidade e humanizado, além de de garantir a integralidade no cuidado no pré-natal, gravidez, perda gestacional, parto e puerpério, bem como ao recém-nascido e à criança. O projeto também objetiva reduzir a morbimortalidade materna e infantil.