Na tarde desta quarta-feira (22), o Grupo Condutor Estadual (GCE) do Projeto de Regionalização realizou reunião virtual de encerramento das suas atividades em 2021. O objetivo do encontro foi apresentar o resultado do trabalho do grupo neste ano e discutir as próximas ações a serem realizadas em 2022.
O GCE é formado por membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), do Conselho Estadual de Saúde (CES) e da Superintendência do Ministério da Saúde no Piauí, em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo.
O Projeto Regionalização, com execução prevista no triênio 2021-2023, tem como objetivo principal fortalecer a gestão estratégica municipal e estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) para a coordenação do processo de Planejamento Regional Integrado (PRI) e o aprimoramento da governança macrorregional do SUS.
Iniciando a reunião, Redianne Medeiros, Articuladora Estadual do Projeto de Regionalização, pela BP, apresentou a devolutiva da síntese da Matriz SWOT/FOFA, construída na última reunião do GCE, em 3 de dezembro. “A nossa matriz é muito rica e apresenta o grupo potente que nós temos para a realização do projeto no estado do Piauí. Nela pudemos elencar as forças e fraquezas que o grupo identificava em relação ao seu coletivo e, também, as oportunidades e ameaças referentes ao ambiente externo para que esse processo de operacionalização do PRI acontecesse”, frisou.
A Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, destacou a necessidade de aplicação prática do projeto para o processo de regionalização dos serviços de saúde nos territórios. “Eu percebo que há uma expectativa muito grande nas regiões de saúde, não apenas dos gestores e técnicos das secretarias de saúde, mas também dos prefeitos, que nós estamos conseguindo envolver nas regiões de CIR [Comissões Intergestoras Regionais]”, pontuou.
“Há diversas indagações de como esse processo vai acontecer, quando vai acontecer, quando esse processo vai iniciar, quais são as próximas etapas. Eu creio que o passo agora é a gente ter realmente algo para apresentar as regiões”, complementou Auridene Moreira.
O Assessor Matricial da BP, Antônio Carlos Guimarães, enfatizou a importância da definição dos próximos passos que devem ser realizados pelo GCE. “Nós precisamos agora aproveitar o nosso tempo de discussão para combinar de que maneira nós vamos fazer o alinhamento conceitual, para que possamos levar a formação aos multiplicadores de todas as regiões o que vai acontecer numa região piloto”, definiu.
Ao final da reunião, foram definidas as próximas ações do GCE em 2022. Confira:
17 e 26 de janeiro – Reunião do GCE para definição da metodologia da oficina com o grupo de multiplicadores regionais;
03 e 04 de fevereiro – Oficina com o grupo de multiplicadores regionais.
Eliminação da transmissão vertical do HIV e sífilis é discutida em Seminário com profissionais de saúde dos municípios Data/Hora: 06/12/2024 15:41:41 |
Presidente do Cosems-PI defende otimização da força de trabalho no SUS para a melhoria dos serviços prestados à população Data/Hora: 26/11/2024 19:38:13 |
Cosems-PI capacita técnicos de TI para a integração de municípios no sistema da Rede Nacional de Dados em Saúde Data/Hora: 22/11/2024 09:27:47 |
Município de Piripiri é premiado na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS Data/Hora: 20/11/2024 19:53:54 |
II Oficina do ImunizaSUS debate hesitação vacinal e protagonismo dos municípios no aumento de coberturas vacinais Data/Hora: 19/11/2024 23:52:19 |
Leia todas as notícias |
---|