logo_cosemspi

Gestores municipais de saúde participam das discussões da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Piauí

  Data e Hora: 29/08/2024 21:04:32

Foi aberta, nesta quinta-feira (29), a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Piauí (CEGTES-PI), evento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e pelo Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI) e que conta com a participação ativa de gestores municipais de saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI). O evento busca elaborar propostas que possam fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí.

Este ano, a CEGTES-PI debate o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer” e reúne 700 delegados que foram eleitos nas etapas municipais para a construção das propostas que serão tratadas nacionalmente.

Paulo Rocha, diretor do Cosems-PI e secretário municipal de saúde de Guadalupe, ressaltou que a conferência é uma das formas mais efetivas de fortalecer o SUS no estado. “Gostaríamos de destacar a importância do trabalho que será realizado em conjunto nesses dois dias. Nesse espaço, vamos discutir propostas relacionadas ao trabalho e à educação na saúde para o fortalecimento do SUS no Piauí”, salientou.

Presente no evento, Isabela Pinto, secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde (MS), enfatizou a importância do papel dos profissionais de saúde para a qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS. “Não podemos esquecer a importância do papel das pessoas que fazem o SUS acontecer. O tema central desta Conferência não podia ser outro. É só investindo nas pessoas que a gente consegue avançar”, afirmou.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI), Elizabeth Queiroz, afirmou que a conferência é um marco para a consolidação do diálogo entre gestores, técnicos e usuários do SUS. “É um espaço para a participação democrática, onde as vozes de todos os participantes são fundamentais para definirmos o rumo da gestão do trabalho, da educação, da saúde e da saúde do trabalhador no nosso estado”, declarou.