logo_cosemspi

Gestores e técnicos em saúde do Piauí participam da 36ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

  Data e Hora: 14/07/2022 14:01:44

Representantes do Conasems e dos Cosems de todo o Brasil presentes na cerimônia

Iniciou, nesta quarta-feira (13), em Campo Grande (MS), o XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), gestores, técnicos e profissionais de saúde de todo o Piauí participam do evento.

Na programação, mesas redondas, seminários e oficinas sobre temas referentes à gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). Fortalecimento da Atenção Básica; O SUS e a pandemia; Financiamento e gestão são alguns dos assuntos trabalhados dentro dos espaços que compõem o Congresso.

“Que todos aproveitem o nosso Congresso, que, sem sombra de dúvidas, após a pandemia, é o maior evento de saúde pública da América Latina, com mais de 6 mil participantes”, destaca o Presidente do Conasems e Secretário Municipal de Saúde (SMS) de Pacatuba (CE), Wilames Freire.

Mesa de honra da solenidade

A Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, ressalta a importância da participação de gestores piauienses na busca por aprimoramento e qualificação da saúde pública em seus municípios. “Temos uma participação significativa de municípios de nosso estado; estamos muito satisfeitos com a presença deles, por terem atendido prontamente o nosso chamado”, pontua.

Para a Secretaria Municipal de Saúde de Sigefredo Pacheco, Kérolle Carvalho, as temáticas levantadas no Congresso são necessárias especialmente para municípios de menor porte. “Os temas são de suma importância para todos os secretários que trabalham em cidade pequena, que têm Zona Rural extensa e só trabalham com UBS”, argumenta.

Presente ao evento, a Secretária Municipal de Saúde de Lagoa do Piauí, Jeane Nerfertit, salienta que é fundamental a qualificação dos municípios acerca de assuntos como o Previne Brasil e a atenção à saúde mental. “Aqui, nesse momento, a gente está aproveitando para ver muitas atividades, principalmente palestras com relação a imunização, orientações que o município tem que receber em relação aos programas ministeriais, principalmente o Previne Brasil e a atenção à saúde mental”, finaliza.

Além das atividades mencionadas, foi também organizada, dentro da programação do Congresso, a “Feira SUS”, momento de apresentar experiências, produtos, serviços e tecnologias ligados à saúde pública.

A programação segue com a premiação da 17ª edição da “Mostra Brasil, aqui tem SUS”, palestras e oficinas agendadas para esta sexta-feira (15).