logo_cosemspi

Gestores discutem problemas na vacinação durante Oficina Estadual ImunizaSUS

  Data e Hora: 21/09/2022 08:17:42

Com o objetivo de discutir estratégias para o fortalecimento das ações de imunização e para alavancar as taxas de cobertura vacinal no estado, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) promoveu, nesta terça-feira (20), a Oficina Estadual ImunizaSUS, com a participação de representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), além de gestores e técnicos de saúde municipais.

O encontro foi aberto pela vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, que aproveitou a oportunidade para reforçar a necessidade de uma discussão estratégica para promover a melhoria da cobertura vacinal dos municípios do Piauí. “Precisamos melhorar essa cobertura e essa oficina tem como objetivo nos fazer discutir quais os principais problemas que nos impedem de atingir esse fim”, explicou.

A pesquisadora do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), Daisy Abreu, apresentou dados da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal, seus Múltiplos Determinantes e as Ações de Imunização nos Territórios Brasileiros. De acordo com o levantamento, o Piauí apresenta uma queda na cobertura vacinal em todas as Macrorregiões de Saúde. Dos 224 municípios do estado, 222 fizeram parte da apuração.

Segundo os gestores respondentes à pesquisa, o declínio é causado por problemas no recebimento das vacinas, como vencimento próximo, atraso na entrega e formas de armazenamento ineficazes. Além disso, motivos foram indicados como responsáveis pelo atraso ou recusa a vacinação: agulhas dolorosas, população que deseja escolher que imunizante tomar, disseminação de FakeNews sobre vacinas e crença da população de que doenças não são motivo para preocupação.

Goretti Pereira, Assessora Técnica do Cosems-PI, acredita que é importante que os municípios se atentem à necessidade dos usuários para que as campanhas de vacinação sejam mais eficazes. “Uma mãe que vai em busca de uma vacina para o filho e não a encontra, desiste de ir uma próxima vez; devemos nos atentar a esse agendamento e ao número de doses. É um desafio para a gente”, afirmou.

A oficina foi finalizada com a apresentação do modelo de roteiro que os gestores devem elaborar para construir as estratégias de fortalecimento da imunização nos municípios. Os responsáveis devem, a partir dos resultados da pesquisa, elencar os problemas mais importantes no âmbito municipal por ordem de relevância e diferenciar o que depende somente do município e de outros entes.