logo_cosemspi

Experiências de municípios piauienses são reconhecidas como de excelência pela iniciativa “APS Forte no SUS – no combate à pandemia de Covid-19”

  Data e Hora: 16/07/2021 19:27:42

Os municípios de Anísio de Abreu e Teresina tiveram suas experiências reconhecidas como de excelência pela iniciativa APS Forte no SUS – no combate à Covid-19. A cerimônia de premiação foi realizada, de forma on-line, nesta sexta-feira (16) e contou com a participação das 19 experiências de todo o Brasil selecionadas pelo edital. Ainda, durante a solenidade, foi lançado o e-book APS Forte no SUS – no combate à pandemia de Covid-19, com o registro das práticas selecionadas, por meio de depoimentos em vídeo e fotografias dos autores e usuários envolvidos. Clique aqui para acessar o e-book.

Promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, a iniciativa APS Forte no SUS – no combate à Covid-19 objetivou dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo país. A atividade foi lançada em maio de 2020 e analisou ao todo 1.631 relatos de práticas desenvolvidas por profissionais do SUS.

 

Experiência Exitosa de Anísio de Abreu/Reprodução: https://apsredes.org/

Erasmo Soares, fisioterapeuta da Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Primária (ENASFAP) de Anísio de Abreu e autor da experiência selecionada, explica a importância do trabalho desenvolvido para o município. “O objetivo é diminuir o número de infectados e de mortes e promover uma maior integração entre os profissionais das equipes entre si e com a comunidade com a qual trabalham, estreitando laços de afinidade”, destaca.

Já a enfermeira da Unidade Básica de Saúde João Cirilo Boa Hora e autora da experiência de excelência do município de Teresina, Lívia Viana, ressalta a relevância do trabalho de sua equipe para os resultados obtidos e submetidos ao edital. “Essa oferta de vacinação só foi possível graças à retaguarda da minha equipe, porque a gente não faz nada sozinho. Então, a equipe comprometida, disposta a trabalhar e fazer as coisas da forma correta fez a gente conseguir manter a oferta de vacinação durante todo o ano”, afirma.

 

Equipe UBS João Cirilo Boa Hora/ Reprodução: https://apsredes.org/

A Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, evidencia que essas experiências são reflexo do trabalho da Atenção Primária no Piauí. “A APS é a porta de entrada do SUS e no Piauí nós temos iniciativas que efetivamente buscam oferecer um acesso à saúde de forma eficaz a nossa população”, complementa.

As experiências selecionadas pelo Piauí fazem parte de dois dos cinco temas que compõem a premiação. A iniciativa também concedeu certificados de menção honrosa para 13 experiências finalistas do Piauí; clique aqui para saber mais.

Confira abaixo mais informações sobre os trabalhos selecionados:

Tema: Organização dos serviços e gestão da resposta
Título: Covid-19: Responsabilidade de todos
Município: Anísio de Abreu/PI
Autor: Erasmo Ferreira Soares
Coautores: Ezequiel Ferreira Soares, Genilda de Oliveira Costa e Antunito de Oliveira Costa Filho.

Saiba mais no link: https://apsredes.org/covid-19-responsabilidade-de-todos-anisio-de-abreu-pi/

Tema: Continuidade dos serviço essenciais da APS
Título: Cobertura vacinal de rotina em tempos de Covid-19 na zona rural de Teresina/PI
Município: Teresina/PI
Autor: Lívia Maria Mello Viana
Coautoras: Jéssica Francisca de Sousa Andrade, Antônia Carla de Araújo da Costa e Luzinete Alves dos Santos Costa.

Saiba mais no link: https://apsredes.org/cobertura-vacinal-de-rotina-em-tempos-de-covid-19-na-zona-rural-de-teresina-pi/

Assista abaixo a cerimônia na íntegra: