logo_cosemspi

Experiência exitosa do município de Altos é apresentada na 4ª Roda de Conversa da I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS

  Data e Hora: 30/09/2020 16:14:20

Na tarde desta terça-feira (29) aconteceu a 4ª Roda de Conversa da I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS com a apresentação de quatro projetos selecionados pelos avaliadores na 2ª etapa de seleção da Mostra. A experiência representante do Piauí “Saúde Mental: cuidado e proteção no domicílio”, do município de Altos, foi apresentada pela sua autora Maria Beatriz Costa Dias. A roda de conversa contou com a mediação da presidente do Cosems Bahia, Stela Souza e do comentarista José Ivo Pedrosa, professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

O projeto “Saúde Mental: cuidado e proteção no domicílio” consiste na efetivação do direito do portador de transtorno mental ao melhor tratamento de saúde, adequado às suas necessidades, com a readequação das ações para prestar atendimento ao domicílio e dar continuidade a oficina terapêutica realizada no CAPS I no município de Altos.

Em sua apresentação, Maria Beatriz Costa, destacou o que o projeto de sua autoria almeja alcançar. “O projeto tem como objetivo reduzir os impactos negativos do isolamento, estimular a criatividade, a memória, as atividades cognitivas e motoras, favorecer a autonomia de atividades diárias, com o objetivo da qualidade de vida e contribuir para a diminuição do estresse e da ansiedade que são exacerbadas em períodos pandêmicos”, afirmou.

O comentarista da live, José Ivo Pedrosa, ressaltou a importância de projetos que trabalhem com o tema da saúde mental. “É muito legal saber que existe municípios que pensam a situação desses pacientes que são excluídos socialmente por serem portadores de transtorno mental, então eu acho que ações desse tipo são fundamentais para a promoção da equidade na saúde”, destacou o professor.

Durante a roda de conversa foram apresentados, ainda, mais três projetos selecionados na segunda fase de seleção da mostra: de Cerro Corá-RN, “Os benefícios da auriculoterapia na saúde dos profissionais da atenção básica que atuam no combate de enfrentamento à Covid-19”; de Porto Walter-AC, “Barreira sanitária como estratégia para retardar a entrada do Coronavírus e possibilitar a organização da APS para enfrentamento à Covid-19”; e de Anápolis-GO, “Protocolo de Biossegurança para visita domiciliar na Atenção Básica em tempos de pandemia: um processo de educação na saúde”.