logo_cosemspi

Em São Raimundo Nonato, Cosems-PI participa de Fórum sobre redução da mortalidade materna

  Data e Hora: 01/04/2022 15:49:27

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí participou, nesta sexta-feira (1°), das atividades do III Fórum para a Redução da Mortalidade Materna no Piauí (FORMMAPI). O evento contou com a presença de secretários municipais de saúde da região da Serra da Capivara e demais técnicos e autoridades de saúde, em nível estadual e nacional, para debater, apresentar e buscar soluções para redução da mortalidade materna no Piauí.

O III FORMMAPI foi realizado no município de São Raimundo Nonato (PI), sendo uma promoção do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e de outras instituições da área da saúde.

Iniciando os debates, a professora Lis Cardoso, coordenadora da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFPI), explicou a finalidade e a importância do evento para a redução da mortes de gestantes e puérperas. “Neste evento, iremos tratar das melhores evidências para podermos implementar medidas e assim reduzir os índices de mortalidade materna em nosso estado”, destacou.

Na ocasião, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Oeiras, Auridene Moreira, enfatizou a necessidade da realização de levantamentos acerca da mortalidade materna nos municípios como forma de avançar na redução dessa causa de óbitos entre a população feminina. “Precisamos compreender as potencialidades e as dificuldades das regiões para que seja obtido dados sobre este tema a serem somados no Plano Estadual de Saúde e, assim, enfrentarmos à mortalidade materna no Piauí”, afirmou.

Durante o evento, foram também apresentadas informações referentes às causas de óbitos, a quantidade de pacientes que tiveram complicações obstétricas e as ações realizadas pelos municípios para reduzir os casos de morte materna. Na oportunidade, foi discutida a importância do acesso a exames gestacionais básicos na região como forma de identificar problemas de saúde que resultam em complicações no parto.

Como forma de melhoria da atenção à saúde obstétrica na região, o Fórum contará com a participação de profissionais especialistas da área que ajudarão a fomentar estratégias para a saúde materna.