logo_cosemspi

Em reunião do COE, Cosems-PI cobra ação efetiva da Sesapi em relação ao aumento de casos na região da Serra da Capivara

  Data e Hora: 10/11/2020 09:36:23

Os integrantes do Comitê de Operações Especiais da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (COE/Sesapi) reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (9), para tratar sobre a situação do Território Serra da Capivara, Sul do Piauí, em relação ao aumento de casos e óbitos pela Covid-19. Durante a reunião, que aconteceu por videoconferência, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) cobrou do Estado ações mais efetivas no combate à doença na região, uma vez que o crescimento de casos e óbitos aconteceu após o início da campanha eleitoral.

A vice-presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, Leopoldina Cipriano, destacou a necessidade de ações efetivas por parte do Estado e outros atores como o TRE e o MP em relação às campanhas eleitorais no sul do Piauí. “Temos a necessidade de um decreto do governador específico para essas regiões, porque as Vigilâncias Municipais não conseguem, assim como a Vigilância Estadual, fazer com que, nesse período eleitoral, as ações políticas não aconteçam sem seguir os protocolos. Nós solicitamos que haja uma ação conjunta do Governo do Estado, da Sesapi, do Tribunal Regional Eleitoral e do Ministério Público para apoiar os municípios”, enfatizou.

“Nós estamos com o Sul do estado em uma situação complicadíssima; a UTI de São Raimundo Nonato, Oeiras e Floriano estão com todos leitos lotados, sendo que nós já estamos referenciando nossos pacientes da Serra da Capivara para outras regiões de saúde. Então o que nós vamos fazer: cruzar os braços enquanto COE e Governo do Estado, não vamos nos manifestar e apoiar os municípios neste momento?”, cobrou a gestora.

A diretora da Vigilância Sanitária Estadual (Divisa), Tatiana Chaves, alertou sobre a contribuição da população para a disseminação do vírus e do aumento de casos. “Nós sabemos que o vírus tem uma questão estritamente comportamental, depende do comportamento de cada um de nós e da capacidade que nós temos de cumprir as medidas orientativas e infelizmente as pessoas não estão querendo cumprir nada”, destacou.

Durante a reunião, o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC), Alderico Tavares, apresentou as ações já realizadas pela Sesapi para reforçar os atendimentos de casos de Covid-19 na Serra da Capivara. “Nós levamos para o Hospital de São Raimundo Nonato sete monitores, cinco ventiladores, dois médicos intensivistas; nesta semana vamos enviar uma máquina para fazer hemodiálise nos pacientes graves”, destacou.

Como encaminhamento, o COE definiu que seja feita uma mobilização por parte da Coordenadoria de Comunicação Social do Governo Estado do Piauí visando à ampla divulgação nesses dias da situação nas regiões de saúde para sensibilizar a população sobre os cuidados em relação à Covid-19.