O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta quarta-feira (30), juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), promotores e gestores municipais, de uma audiência pública promovida pelo Ministério Público do Piauí (MPPI). O objetivo da reunião foi discutir o acesso de pacientes a exames de tomografia no município de Corrente, Extremo Sul do Piauí.
Os presentes debateram a realocação dos recursos da Programação Pactuada Integrada (PPI) para a realização de exames de tomografias em clínica localizada no município de Corrente, evitando a locomoção de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para Floriano por meio de recursos para a execução do procedimento médico na região.
“Nós estamos aqui para apoiar o avanço na saúde pública dos municípios, especialmente nas regiões mais fragilizadas com a falta de assistência, como é o caso da Chapada das Mangabeiras”, afirma a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano.
Em relação à realização de exames de tomografia na região, a Secretaria-executiva do Cosems-PI, Goretti Ferreira, evidenciou o direito dos usuários do SUS a realizarem exames em locais próximos de suas residências. “É um direito do usuário ter a sua disposição serviços de saúde mais próximos; isso é um ponto claro para todos nós”, destaca.
De acordo com Sesapi, em 2021 foram encaminhados mais de 3 mil procedimentos para cidade de Floriano, representando um custo de 343 mil reais. A Gerente de Controle, Avaliação e Regulação da Sesapi, Fátima Gomes, afirmou que há discussões de uma nova PPI que ainda não entrou em desenvolvimento devido à pandemia.
A Coordenadora de Saúde da Família de Corrente, Jéssica Natália Neves, salientou que em Floriano não há comunicação sobre a regulação médica que trata deste assunto. “Para podermos facilitar esses atendimentos, nós precisamos dos encaminhamentos que apenas os médicos podem enviar para os pacientes”, declara.
Na ocasião, deliberou-se pela organização de um consócio de exames de maior complexidade entre os municípios. A Vice-presidente do Cosems-PI afirmou que para isso acontecer é preciso um levantamento das necessidades do Território Chapada das Mangabeiras, onde está localizada a cidade de Corrente. “Precisamos, antes de tudo, fazer um levantamento das filas de esperas nos municípios, para que só possamos convocar os prefeitos”, pontua.
CIR Carnaúbais discute protocolo de laqueadura tubária Data/Hora: 01/04/2023 13:34:53 |
Em Teresina, coberturas vacinais são tema da CIR Entre Rios Data/Hora: 31/03/2023 09:00:01 |
Tabuleiros do Alto Parnaíba discute cirurgias eletivas e cobertura vacinal durante reunião da CIR Data/Hora: 16/03/2023 11:06:44 |
CIR Cocais discute Gestão Plena e apresenta novos diretores regionais Data/Hora: 28/02/2023 15:53:42 |
Planície Litorânea discute temas importantes da saúde da região durante reunião da CIR Data/Hora: 27/02/2023 17:51:05 |
Leia todas as notícias |
---|