logo_cosemspi

Em CIB, Cosems-PI discute com a Sesapi o Projeto Carretinha da Saúde

  Data e Hora: 11/07/2023 18:15:30

 

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) esteve reunida, nesta quinta-feira (11), para discutir e pactuar pautas relacionadas ao Sistema Único do Piauí (SUS) dos municípios piauienses. Entre os temas tratados na reunião, esteve a proposta normativa para disponibilidade de ambulância em eventos no Piauí, o Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Território de Saúde de Carnaubais, o Projeto Carretinha da Saúde e a habilitação do serviço de referência em doenças raras no Hospital Infantil Lucídio Portela.

Na reunião, o diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado Piauí (Cosems-PI) e Secretário Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio, Janilson Rodrigues, foi responsável por apresentar para o colegiado o Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Território de Saúde de Carnaubais. O gestor afirmou que o objetivo do plano é melhorar o fluxo de atendimento dos serviços prestados pela rede. “A RUE no Território dará celeridade às necessidades dos pacientes que precisam do serviço dividido nos aglomerados que fazem parte do Território”, explicou.

Outra pauta debatida foi o Projeto “Carretinha da Saúde”, apresentado pela Superintendente de Atenção à Saúde e Atenção Primária, Leila Santos. A iniciativa visa realizar ações que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças entre 0 a 6 anos. “Nós teremos a oportunidade de resgatar a cidadania para essas crianças porque muitas delas que têm déficit auditivo terão a possibilidade de serem tratadas”, salientou o superintendente de Gestão Administrativa, Jefferson Campelo.

Em relação ao assunto, a presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, enfatizou a importância da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alinhar as ações promovidas pelo órgão com os municípios. “O projeto tem todo um custo de logística para os municípios, principalmente, aqueles de pequeno porte, que não possuem condições de deslocar as crianças. Mais uma vez, reforço que a Sesapi deve buscar manter o diálogo entre nós, do Cosems, e os municípios do Piauí”, argumentou.

 

Mais registros