logo_cosemspi

Em CIB, Cosems-PI cobra da Sesapi posicionamento sobre vacinas próximas ao vencimento

  Data e Hora: 21/09/2022 18:36:27

A 187ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada, de forma virtual, nesta quarta-feira (21), foi marcada pelos questionamentos de gestores que, no dia anterior, estiveram presentes na oficina realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) sobre o ImunizaSUS.

Durante a qualificação, foi levantada a possibilidade de o Estado se recusar a receber vacinas que estão próximas ao vencimento. No encontro desta quarta, os gestores cobraram da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) um posicionamento sobre o motivo de aceitar o imunizante em tais condições.

De acordo com o SMS de Guadalupe, Paulo Rocha, a responsabilidade pela baixa cobertura vacinal recai sobre os gestores, que não recebem as vacinas nas devidas condições. “O estado pode se recusar e solicitar estoque com prazo aceitável dentro da validade. Nós somos muito cobrados nos municípios e isso dificulta o cumprimento de metas. Gostaríamos de um posicionamento do Estado a respeito disso”, cobrou.

Foi realizada, então, a cobrança de um posicionamento oficial da Sesapi, pela Vice-Presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano. “A imprensa aponta o dedo para os municípios como se fosse incapacidade; a população cobra diretamente os gestores e nós precisamos dessa nota explicando o motivo de o Estado aceitar essas condições”, justificou.

O colegiado também aprovou diversas pautas na ocasião, importantes para a saúde pública do estado. Dentre elas, aquisição de transportes sanitários, destinação de emendas parlamentares, atividades do Centro de Informação Toxicológica (Citox) no estado e destinação de saldos.

Leopodoldina Cipriano, na oportunidade, também questionou a respeito da falta de óculos de proteção cirúrgica para os municípios, que foi justificada pela Sesapi como erro de logística da empresa responsável pelas entregas.