logo_cosemspi

Durante reunião com a FMS, Cosems-PI apoia vínculo de instituição filantrópica da Zona Sul de Teresina com o SUS

  Data e Hora: 27/11/2020 14:16:39

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou, na manhã desta quinta-feira (26), de reunião na Diretoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (DRCAA), da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) para tratar sobre habilitação da Sociedade Espírita João Nunes Maia para a realização de consultas especializadas.

Participaram da reunião: a vice-presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, Leopoldina Cipriano; o diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua; a presidente Evany Gomes de Oliveira e o vice-presidente Benilton Bezerra Ponte da Sociedade Espírita João Nunes Maia; e médico cirurgião bariátrico e o responsável técnico do projeto, Aderson Aragão.

O projeto apresentado pela entidade religiosa consiste no serviço voluntário de médicos especialistas que estão à disposição da população para atender consultas nas áreas de otorrinolaringologia, neurologia, gastroenterologia, odontologia e ginecologia e obstetrícia, entre outros.

Em sua fala, a vice-presidente do Cosems, Leopoldina Cipriano, manifestou o apoio da entidade à solicitação de vínculo dos atendimentos em saúde oferecidos pela Sociedade Espírita João Nunes Maia ao Sistema Único de Saúde. “O Cosems apoia as iniciativas filantrópicas, pois elas são parte fundamentais do nosso sistema público de saúde. A vinculação dos atendimentos oferecidos pela Sociedade Espírita João Nunes favorecerá o acesso à saúde da população da Zona Sul de Teresina”, afirmou.

O responsável técnico do projeto, Aderson Aragão, elencou as especialidades oferecidas pela iniciativa. “Fora os médicos já citados, nós temos fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e outros mais trabalhando de forma voluntária para o nosso projeto”, explicou.

Francisco Pádua explicou como funciona o processo de vinculação ao SUS da Sociedade Espírita João Nunes Maia. “A maneira de vocês prestarem o serviço vinculado com a Atenção Básica é fazendo uma Clínica Ampliada e pela regulação nossa aqui só será possível após o vínculo da instituição com o CNES. Como vocês já estão adiantados peguem toda a documentação de vocês e deem entrada no CNES”, disse.