O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta sexta-feira (16), de reunião ampliada do Comitê de Operações Emergenciais da Secretaria de Estado da Saúde (COE/Sesapi) para tratar do aumento dos números de casos e de óbitos por conta da Covid-19 no Piauí. O Cosems-PI enfatizou, durante o encontro on-line, que há um descumprimento das normas de biossegurança por parte dos partidos políticos em suas ações de campanha.
Além dos membros do COE, participaram da reunião o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias; representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), do Tribunal de Justiça (TJ-PI), entre outras autoridades.
A reunião ampliada do COE foi convocada com o objetivo de analisar o crescimento na incidência de casos de covid-19 e o crescimento de óbitos ocasionados pela doença desde o dia 12 de outubro. Nos últimos dias, o Piauí registou aumento da média móvel de casos, de acordo com o Consórcio de Imprensa, que coleta dados juntos às secretarias estaduais de Saúde.
Durante o encontro, a vice-presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, Leopoldina Cipriano, enfatizou o descumprimento dos protocolos de biossegurança durante o período eleitoral. “Nós estamos vendo um desrespeito por parte dos partidos políticos nas suas ações de campanha eleitoral, eu já vi convenções com mais de mil pessoas, além de outras ações sem uso de máscara e sem respeitar o distanciamento social”, disse.
A gestora evidenciou, ainda, o processo de interiorização dos casos de Covid-19 no Piauí. “Essa falta de isolamento e de consciência da população tem feito crescer significativamente o número de casos, principalmente no interior do Piauí. Hoje o quadro está mudando, nós estamos vendo uma interiorização dos casos de Covid-19”, afirmou.
O governador do Piauí, Wellington Dias, explicou que “Se a gente perde o controle da transmissibilidade aumenta o adoecimento, aumenta a ocupação de leitos clínicos e leitos de UTI e isso representa risco para as pessoas que pegarem coronavírus, enquanto não sai a vacina, e nós temos ainda um agravante que é impedir o plano de retomada dos atendimentos eletivos”, destacou.
O vice-presidente do TRE-PI, desembargador Erivan Lopes, ressaltou que há um desobedecimento dos candidatos em relação aos protocolos de segurança definidos pelo Tribunal e pela Sesapi. “O Tribunal Regional Eleitoral teve a preocupação com toda a equipe técnica do Tribunal e com equipe técnica da Secretaria de Saúde de elaborar um protocolo com as diretrizes a serem cumpridas em todo o estado do Piauí, mas, infelizmente, esse protocolo não vem sendo cumprido”, disse.
Após as discussões, foi definido pelo COE Ampliado a realização de reunião com todos os diretórios estaduais de partidos políticos, com o TRE e o Comitê PRÓ Piauí para reforçar as medidas dos protocolos de biossegurança.
Presidente do Cosems-PI destaca a importância de estratégias que facilitam a gestão municipal do SUS Data/Hora: 20/12/2024 10:58:54 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI define as atividades prioritárias do Apoio para 2025 Data/Hora: 18/12/2024 18:37:42 |
Cosems-PI recebe prêmio do CNJ durante a Semana do MP-PI Data/Hora: 18/12/2024 15:11:29 |
Planejamento estratégico é destaque na 2ª edição do workshop Qualificar para Apoiar do Cosems-PI Data/Hora: 17/12/2024 17:53:51 |
Cosems-PI participa da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Data/Hora: 16/12/2024 10:54:24 |
Leia todas as notícias |
---|