logo_cosemspi

Durante encontro regional do Conasems, Cosems-PI relata dificuldade de retomada dos atendimentos eletivos de saúde

  Data e Hora: 15/10/2020 14:19:36

Na tarde desta quarta-feira (14), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou de reunião realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para uma escuta dos Cosems da região Nordeste. Durante o encontro, que aconteceu de forma virtual, o Cosems-PI enfatizou a dificuldade que os municípios piauienses estão tendo em retomar os atendimentos eletivos de saúde.

Participaram do encontro: a vice-presidente do Conasems, Cristiane Pantaleão; a presidente do Cosems-PI e secretária municipal de saúde de Oeiras, Auridene Tapety; a presidente do Cosems-CE, Sayonara Moura; o presidente do Cosems-MA, Domingos Vinícius de Araújo; a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia; e as equipes técnicas das entidades.

 

Conasems, Cosems e suas equipes técnicas

 

A vice-presidente do Conasems, Cristiane Pantaleão, destacou o objetivo dos encontros com os Cosems. “Esses encontros que estamos fazendo com os Cosems foi uma iniciativa de aproximação, pois a dificuldade de se ver presencialmente, faz com que a gente não tenha acesso a muitas das demandas dos estados e o nosso objetivo é escutar os Cosems para pautar as decisões em nível nacional”, ressaltou.

Em sua fala, a presidente do Cosems-PI, Auridene Tapety, evidenciou a persistência do conselho em retomar os atendimentos eletivos por parte do Estado. “Nós estamos a uma média de dois meses tentando o diálogo com o estado no sentido de fazer um alinhamento do processo de retomada dos serviços de saúde, pois estamos com muita dificuldade em retomar o agendamento ambulatorial, ou seja, a oferta dos serviços que até então estão paralisados”, afirmou.

A gestora ressaltou, ainda, que o Cosems-PI está buscando junto ao estado a implantação da regulação nas regiões de saúde do Piauí. “Tem sido uma insistência muito grande que, nós que representamos os municípios, temos com o Estado em relação ao processo dele compreender que nós temos que descentralizar os serviços e implantarmos o processo da regulação dentro das regiões de saúde”, disse.

Durante a reunião, foram discutidas, também, pautas referente à cobertura de medicamentos, ao Previne Brasil, a campanhas eleitorais em tempos de pandemia, entre outras.