logo_cosemspi

Direção do Cosems-PI realiza visita técnica a Hospital Municipal de Itaueira

  Data e Hora: 08/02/2021 16:34:17

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) visitou, nesta sexta-feira (5), as instalações do Hospital Municipal Daniel Carlos Andrade (HMDCA), em Itaueira, a pedido dos prefeitos dos municípios de Itaueira, Flores do Piauí, Rio Grande do Piauí, Pajeú do Piauí, Pavussu e Ribeira do Piauí, que fazem parte do Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

A visita ao Hospital, realizada pela Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, e pela Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, teve como objetivo conhecer a Unidade de Saúde e suas instalações. Na oportunidade, o Cosems-PI foi recebido pelo Prefeito de Itaueira, Osmundo Andrade; pela Secretária Municipal de Saúde, Gabriela Andrade; e pelo diretor do HMDCA, Ricardo Ramos.

Durante a visita, o Cosems-PI comprometeu-se em apoiar o município. De acordo com a Presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira, há uma necessidade de pactuação entre o estado e o município para resolver as demandas da Unidade de Saúde. “Nós nos comprometemos, enquanto Cosems, em estar apoiando o município, discutindo junto à CIB uma forma de melhorar a qualidade dos serviços ofertados pelo Hospital de Itaueira”, evidenciou.

“Esta intervenção irá resolver a problemática dos municípios do Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira e também reduzir o número de pacientes que são encaminhados no dia a dia para o Hospital Regional de Floriano, tendo em vista que este está extremamente lotado e sem condições de atender todas as demandas dos municípios circunvizinhos”, disse a gestora.

Segundo a Vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, “o Hospital de Itaueira alguns anos atrás era extremamente resolutivo; tinha centro cirúrgico, realizava partos normais e cesarianos, possuía médicos todos os dias e realizava diversos exames como raio-x, ultrassom, eletrocardiograma. Mas nos últimos anos teve um déficit enorme na qualidade do trabalho”.

Leopoldina Cipriano elencou, ainda, os principais problemas da Unidade de Saúde. “Nós constatamos que as condições de instalação do Hospital estão bem precárias, precisando de uma reforma e de equipamentos. Na verdade, o principal problema são as questões estruturais e de equipamento”, afirmou.