O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) realizou, nesta segunda-feira (23), a Roda de Conversa “Instrumentos de planejamento do SUS”, com o objetivo de apoiar os municípios para o uso destas ferramentas que contribuem para a gestão municipal em saúde. O evento teve como público-alvo os gestores e os técnicos das Secretarias Municipais de Saúde.
A Roda de Conversa contou com os facilitadores Socorro Candeira, consultora do Cosems-PI, e Roberto Moita, assessor jurídico do Cosems-PI; com mediação da assessora técnica do Cosems-PI, Amanda Pinheiro. Na oportunidade, foi apresentado, também, um relato de experiência de Paes Landim pelo assessor técnico do município, Valfredo Portella.
Com o propósito de garantir e aprimorar o funcionamento dos sistemas de saúde nos níveis municipais, estaduais e federal, os instrumentos de gestão são ferramentas que objetivam o planejamento e avaliação das ações e serviços de saúde .

Amanda Pinheiro, assessora técnica do Cosems-PI
Iniciando o evento, a assessora técnica do Cosems-PI, Amanda Pinheiro, explicou os objetivos da Roda de Conversa. “Considerando que neste ano nós vamos ter Conferências Municipais de Saúde e há vários municípios que iniciaram a gestão, no ano de 2021, sem seus instrumentos de gestão, essa é uma forma de auxiliar vocês na construção desses instrumentos”, destacou.
A Consultora do Cosems-PI, Socorro Candeira, apresentou, na ocasião, os marcos legais e normativos dos instrumentos de gestão do SUS e o cenário do Piauí. “Os municípios têm que se organizar para estar com esses instrumentos devidamente construídos, atualizados e aprovados nos Conselhos Municipais de Saúde, pautando as ações da gestão “complementou.

Socorro Candeira, Consultora do Cosems-PI
Roberto Moita, assessor jurídico do Cosems-PI, falou sobre as implicações legais para os municípios que não têm esses instrumentos. “Verificada em algum momento a inexistência dessas ferramentas é importante que os gestores tomem partido em agir, porque a responsabilidade recai também sobre aquele que percebeu a omissão do gestor anterior e continuou sem tomar as providências para resolver a lesão ao ente público”, afirmou.

Roberto Moita, assessor jurídico do Cosems-PI
Durante o evento, os participantes puderam conhecer a experiência do município de Paes Landim para alimentar o Sistema DigiSUS e construir os instrumentos de planejamento do SUS que não foram disponibilizados pela gestão anterior. “Nós convocamos o Conselho Municipal de Saúde para apresentar a real situação de como estava o município e elaboramos um Plano Municipal de Saúde e uma Programação Anual de Saúde em caráter emergencial para vigorar durante o ano de 2021”, ressaltou Valfredo Portella.

Valfredo Portella, assessor técnico do município Paes Landim
Ainda no decorrer do evento, o município de Passagem Franca, também, apresentou a sua experiência para resolver a falta de informações sobre os instrumentos de gestão, que não foram disponibilizados pela gestão anterior.
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|