Nesta terça-feira (25), o Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde no Estado do Piauí (Cosems-PI) realizou a Oficina Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil, de forma virtual, para gestores e técnicos do Território de Desenvolvimento Vale do Rio Guaribas. A oficina contou com cerca de 90 participantes, que assistiram às explicações de técnicos do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) sobre o assunto.
Esta foi a primeira oficina a ser realizada nos Territórios de Desenvolvimento, após a roda de conversa sobre o Previne Brasil com gestores de todo o estado há uma semana. O objetivo do evento é fazer essa imersão no assunto e responder as principais dúvidas que surgiram durante a roda de conversa, momento de discussão mais amplo também realizado pelo Cosems-PI. Durante a oficina, as perguntas e o detalhamento sobre o Previne Brasil foram esclarecidos por Diogo Demarchi e Marcela Alvarenga, assessores técnicos do Conasems.
A presidente do Cosems-PI e secretária municipal de saúde de Oeiras, Auridene Moreira, falou sobre a importância de levar todos os detalhes sobre o registro das atividades da Atenção Primária aos profissionais da linha de frente nesse atendimento. “Quando as portarias chegam mais perto da realidade, de quem realiza os atendimentos, é que a gente começa a conhecer as dificuldades e as reais necessidades da Atenção Primária”, afirmou a presidente, pedindo aos técnicos do Conasems que pudessem levar as dúvidas acolhidas nesta oficina para melhorar ainda mais o sistema, partindo do princípio que as dúvidas e dificuldades colocadas pelos municípios piauienses podem ser comuns a outros locais no Brasil.
“Esse momento foi muito importante para ampliar também a discussão sobre a distribuição dos recursos do programa”, complementou Auridene Moreira ao anunciar que outras oficinas sobre o Previne Brasil podem ser realizadas junto aos demais Territórios de Desenvolvimento no Piauí.
Socorro Candeira, consultora do Cosems-PI, ressaltou a necessidade de que cada detalhe do sistema de registro de pacientes da Atenção Primária seja de conhecimento dos técnicos e profissionais de saúde que fazem parte da APS nos municípios. “Nossa grande preocupação é capacitar os técnicos e profissionais da linha de frente do atendimento na Atenção Primária em Saúde para que os dados possam refletir, da forma mais fiel possível, o trabalho que é realizado nos municípios, mas que muitas vezes não são contabilizados e reconhecidos por conta de erros simples na hora do cadastro do paciente e registro de informações específicas sobre cada um”, afirmou.
Municípios do Piauí marcam presença na 1ª Oficina de Assistência Farmacêutica promovida pelo Cosems-PI, MPPI e Sesapi Data/Hora: 29/11/2023 10:59:52 |
Cosems-PI, Conasems, IPADS e SMS de Floriano/PI lançam o programa HubCRIE no município Data/Hora: 16/11/2023 09:44:09 |
Em solenidade, Cosems-PI reforça o compromisso das gestões municipais no combate ao câncer de boca Data/Hora: 10/11/2023 16:17:30 |
Estratégia Apoiador: Apoio do Cosems-PI mobiliza gestores em reuniões de CIR em outubro Data/Hora: 04/11/2023 18:19:27 |
Saúde digital no Piauí reúne Cosems-PI, MS e Sesapi em Teresina e Floriano Data/Hora: 28/10/2023 09:12:16 |
Leia todas as notícias |
---|