logo_cosemspi

Cosems-PI participa do Seminário de Qualificação de Desempenho na Atenção Primária à Saúde 2022

  Data e Hora: 01/06/2022 09:56:15

A vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, durante Seminário de Qualificação de Desempenho na Atenção Primária à Saúde (APS) 2022

Nesta terça-feira (31), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou do Seminário de Qualificação de Desempenho na Atenção Primária à Saúde (APS) 2022, que tem o objetivo de incentivar um debate institucional construtivo entre as três esferas para qualificar os processos de trabalho da APS, a partir da melhoria dos indicadores de desempenho do programa Previne Brasil, que é o atual modelo de financiamento da Atenção Básica no país.

O evento, que segue até hoje (1º), em Teresina, conta com a presença de gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde. Na ocasião, o Cosems-PI foi representado pela Vice-presidente e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, que destacou a importância do SUS realizado nos municípios. “Nossos profissionais de saúde, nossos gestores são os que fazem o SUS acontecer. Esse é um daqueles momentos em que o Ministério da Saúde deve parar para ouvir quem faz, quem está na ponta, no dia a dia. Ouvir e fazer um compromisso aqui com a gente, compromisso de unir forças. A gente fala a vida toda que o SUS é um sistema tripartite, que é responsabilidade dos três entes, mas a responsabilidade não é só financiar. É necessário atuar na prática como uma gestão compartilhada. Consultado quem está na ponta, os municípios, para conferir as ações mais eficientes para implementação”, disse.

O Secretário de Estado de Saúde, Neris Júnior, também esteve presente na abertura do Seminário e ressaltou a necessidade de discussão do tema proposto pelo Seminário. “A estratégia do Previne Brasil não é só financiamento, eles buscam indicadores de maior prestação de serviço à população e reconhecimento aos profissionais que estão prestando serviço na Atenção Básica de Saúde. Espero que cada gestor municipal possa estar levando aos seus municípios novas estratégias exitosas, que vão debater aqui, durante o seminário”, evidenciou o Secretário.

O evento conta com a presença de gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde.

O Coordenador Geral de Saúde Bucal, representando a Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Wellington Carvalho, enfatizou a importância dos indicadores de desempenho para a avaliação da Atenção Primária em cada município. “Aqui no Piauí, a gente quer olhar para os Indicadores de Desempenho, ouvir dos municípios quais as suas dificuldades, para organizar seus processos de trabalho a fim de realizar os atendimentos específicos que a população necessita. Os indicadores servem para avaliar a qualidade da Atenção Primária prestada à população em geral”, destacou.

Durante o Seminário, Sílvia Vaz Ibiapina, a Coordenadora-Geral de Execução Orçamentária, Financeira e Contábil (CGEOFC), do Fundo Nacional de Saúde (FNS) explanou sobre o Fundo Nacional de Saúde. “Para a gente implementar as políticas públicas, a gente precisa de recursos que sejam bem administrados, que cheguem a tempo e que possam ser investidos da melhor forma possível, senão ele não vira ação de saúde. Ter dinheiro em caixa, não faz com que a Saúde aconteça”, afirmou.

Nesta quarta-feira (1º), o evento segue com debates acerca da Saúde Mental e Academia da Saúde. Você pode acompanhar ao vivo pelo Canal Educação, no Youtube.