logo_cosemspi

Cosems-PI participa de solenidade alusiva à Campanha Novembro Azul no Piauí

  Data e Hora: 17/11/2020 17:13:04

O Conselho de Secretaria Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta terça-feira (17), de solenidade alusiva à Campanha Novembro Azul realizada pelo Governo do Estado do Piauí e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A vice-presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, Leopoldina Cipriano, representou a entidade no evento.

A Campanha Novembro Azul no Piauí, que tem como tema este ano “Homem que se cuida tem atitude”, tem como objetivo conscientizar o público masculino para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de outros cânceres como o de pênis e de boca. Durante a campanha, serão realizadas ações para conscientizar o público masculino sobre a importância dos cuidados com a saúde, como o lançamento do Cartão de Saúde dos Caminhoneiros e das Caminhoneiras, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde e o projeto de Prevenção do câncer de pênis no homem piauiense.

A vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, ressalta a importância da campanha para a prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças. “Nós sabemos que a prevenção e o diagnóstico precoce fornecem ao paciente uma chance maior de cura e aumento de sobrevida e campanhas como o Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras, são de suma importância para a quebra de tabus e disseminação de informações entre a população”, afirma.

Em sua fala, o governador Wellington Dias apresentou os pontos positivos da pauta sobre os cuidados com a saúde do homem. “É um pauta muito importante, todos temos contato com ela de alguma forma e os cuidados e a prevenção são pontos importantes que precisam ser reforçados a cada momento. Precisamos quebrar o preconceito que existe quando se trata do homem cuidado da sua própria saúde, somente assim vamos conseguir salvar mais vidas”, frisou.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca as funcionalidades da carteira de saúde dos(as) caminhoneiros(as). “Dentro desse trabalho nós estamos trazendo a questão da carteira do caminhoneiro, que vai permitir ao pessoal dessa classe tão importante se utilizar dos serviços da rede pública de saúde. A identificação precoce de doenças aumentam as chances de um tratamento eficaz”, disse.

Com informações da Ascom Sesapi.