logo_cosemspi

Cosems-PI participa de reunião para discutir projeto de cofinanciamento da Atenção Básica e dos HPPs

  Data e Hora: 08/07/2021 16:00:47

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou, na manhã desta quinta-feira (8), de reunião do grupo de trabalho que trata sobre o projeto para o cofinanciamento da Atenção Básica e dos Hospitais de Pequeno Porte no Piauí (HPPs). Além do Cosems-PI, fazem parte do colegiado representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Durante a reunião, foi apresentada pela diretora da Unidade de Vigilância Sanitária (Divisa) da Sesapi, Tatiana Chaves, a proposta de pactuação de ações do órgão a serem financiadas com o recurso do cofinanciamento entre os municípios e a Sesapi. A proposta apresentada destaca que o objetivo é a implementação e o fortalecimento das ações de vigilância sanitária e saúde do trabalhador, nos 224 municípios piauienses.

Já Virgínia Pinheiro, gerente de Saúde Mental da Sesapi, expôs aos presentes a proposição do setor referente ao cofinanciamento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Serviços Residenciais Terapêuticos no Piauí. A inclusão da Vigilância Sanitária e dos Caps nos serviços de Saúde que fazem parte do cofinanciamento da Sesapi nos municípios foi uma solicitação do Cosems-PI.

A Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, evidencia a importância da inclusão dos serviços no cofinanciamento. “Incluindo a Vigilância Sanitária e o Caps no cofinanciamento, podemos garantir um melhor e maior acesso da população dos municípios a esses serviços tão importantes para a saúde pública”, destaca.