logo_cosemspi

Cosems-PI participa de reunião do MPPI sobre medidas restritivas a grandes eventos nos municípios do Piauí

  Data e Hora: 08/11/2021 17:37:47

Nesta segunda-feira (8), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou de reunião proposta pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) para avaliar a adoção, ou não, de medidas restritivas nos municípios do Piauí em decorrência da situação de pandemia do Estado.

A reunião contou com representantes de diversos seguimentos do poder público, a Coordenação de Epidemiologia da Secretaria do Estado da Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS/Sesapi), Complexo regulador do Estado, Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), Centro de Operações de Emergência do Estado, Técnicos do Ministério da Saúde, as Promotorias de Picos, Pedro II e Luzilândia, Associação Piauiense de Municípios (APPM), Associação dos Municípios Representantes da Micro Região do Médio Parnaíba e Microrregião e Vale do Sambito. As pautas e discussões foram coordenadas pela Promotora de Justiça Karla Daniela Furtado Maia Carvalho, coordenadora do CAODS.

Na ocasião, a Vice-presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, apontou as dificuldades que os municípios, enquanto órgãos de vigilância e controle, têm encontrado para atuar na fiscalização de medidas restritivas nos espaços públicos e privados. Sobre a pauta em questão, Cipriano ressaltou a necessidade trabalho conjunto para aplicações de ações restritivas, se assim fosse deliberado. “Não temos mais força mediante à aglomeração que se está fazendo. Há falta de policiamento e, sem o apoio do Ministério Público e do Estado do Piauí, é impossível firmar o compromisso de vigilância a título de decretos rigorosos; nós, prefeituras e secretarias, precisamos dos outros atores para nos sentirmos mais forte, “destacou.

As considerações das instituições representadas na reunião foram coletadas pelo MPPI e serão avaliadas pelos promotores do Estado do Piauí para a adoção de medidas cabíveis, como ações a respeito da adoção de medidas restritivas a grandes eventos nos municípios do Piauí, assim como as responsabilidades de cada agente, prefeituras, secretarias, técnicos e Governo do Estado.