logo_cosemspi

Cosems-PI participa de Oficina de Diagnóstico do Planejamento Integrado nas Macrorregiões do Piauí e de Pactuação de Agenda de Trabalho no Estado

  Data e Hora: 23/05/2022 15:01:27

Presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira, durante o evento

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participa, durante todo o dia de hoje (23), da Oficina de Diagnóstico do Planejamento Integrado nas Macrorregiões do Piauí e de Pactuação de Agenda de Trabalho no Estado, realizada no hotel Blue Tree Rio Poty, em Teresina. O objetivo do evento é refletir sobre como o Planejamento Regional Integrado (PRI) vem sendo desenvolvido no Piauí, além de debater a estruturação de uma Agenda de Trabalho.

Pela manhã, foi realizada apresentação de um panorama do projeto “Regionalização”, além de uma linha do tempo do Planejamento Regional Integrado (PRI) no Piauí. Foi promovida, ainda, a oficina de trabalho “Identificando a situação da Regionalização e do PRI nas Macrorregiões do Estado do Piauí”.

Oficina de Diagnóstico do Planejamento Integrado nas Macrorregiões do Piauí e de Pactuação de Agenda de Trabalho no Estado

Redianne Medeiros, Articuladora Estadual do Projeto de Regionalização, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), enfatizou a importância de uma maior reflexão e avaliação do PRI no Piauí: “Essa é uma oportunidade importante para que a gente, enquanto condutor estadual, possa elaborar nossa agenda de trabalho neste ano para já descermos às regiões de saúde e às macrorregiões de saúde e começarmos a desenvolver as oficinas regionais”, disse.

A presidente da Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, falou sobre a relevância do PRI para que sejam executadas ações mais eficientes na saúde do Estado. “Estivemos por vários meses reunidos no formato virtual para tratar sobre essa discussão do Planejamento Regional Integrado às regiões de saúde. O PRI vem exatamente pontuar as necessidades que os municípios têm em relação à sua organização para que tenhamos ações mais resolutivas dentro do estado”, disse.

Lúcia Vilarinho, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (Nesp/Ufpi), abordou a necessidade de os gestores estarem mais comprometidos com os planos municipais de saúde. “É preciso pactuar uma forma de acesso aos serviços de saúde da forma mais democrática possível e reconhecendo que o cidadão não precisa fazer longos deslocamentos para ser atendido. A Ufpi está nessa cooperação técnica para apoiar e ajudar a democratizar, de fato, o Sistema Único de Saúde”, detalhou.

O evento é um momento rico em debates e conhecimento

Também presente ao evento, Ana Maria Eulálio, Diretora da Diretoria de Unidade de Planejamento (DUP) da Sesapi, afirmou que o evento é um importante “momento de avaliação, onde olhamos para os avanços que tivemos para, a partir disso, redesenharmos estratégias que otimizem e potencializem o desenvolvimento da saúde no estado do Piauí”.

Programação

O evento prossegue pela tarde com as seguintes atividades: apresentação do Panorama de Mortalidade Materna no Estado do Piauí; discussão e validação do Relatório de Diagnóstico Atual do PRI no Piauí; e oficina de trabalho “Pactuação da Agenda de Trabalho do PRI nas Macrorregiões do Estado do Piauí”, seguida de avaliação da oficina.