logo_cosemspi

Cosems-PI participa de audiência sobre comunidades indígenas do Piauí promovida pelo Círculo de Conciliação em Políticas Públicas

  Data e Hora: 13/05/2021 15:16:21

Na manhã desta quinta-feira (13), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou de audiência promovida pelo Círculo de Conciliação em Políticas Públicas da Justiça Federal no Piauí para tratar sobre a situação das comunidades indígenas no estado. Durante a sessão, o Cosems-PI comprometeu-se a incentivar a capacitação de profissionais de Saúde que trabalham junto aos povos indígenas.

Os objetivos da audiência foram tratar sobre o reconhecimento de comunidades indígenas no Piauí pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e discutir sobre o tratamento dado às comunidades indígenas pelos municípios.

A Secretária Executiva do Cosems-PI, Goretti Pereira, ressaltou o comprometimento da entidade em incentivar a capacitação dos profissionais de Saúde. “Na verdade, eles precisam ter um tratamento diferenciado pela questão cultural que têm, mas precisam também ser incluídos e tratados como cidadãos comuns e de direito. Então, essa questão da qualificação ela é muito importante e no que depender do Cosems a gente estimulará os gestores e os profissionais para que eles façam a adesão à capacitação para prestar uma melhor assistência a essas comunidades”, afirmou.

Durante a audiência, a coordenadora do Centro Judiciário de Conciliação da SJPI, juíza Marina Rocha Cavalcanti, solicitou incentivo do Cosems-PI à qualificação nos municípios. “Qualificação nunca é demais, então fica esse pedido para que o Cosems oriente os seus secretários de saúde a dedicarem uma atenção especial a esse tema, de forma que havendo alguma comunidade autoidentificada nestes termos, que ele faça o cadastro no SUS e que a partir desse cadastro os profissionais possam se qualificar”, disse.

Após solicitação da magistrada, Goretti Pereira pactuou a apresentação pelo Cosems-PI da situação da vacinação de Covid-19 nas comunidades indígenas do Piauí.