logo_cosemspi

Cosems-PI participa de audiência com MPPI para discutir a regulação do SUS em Picos

  Data e Hora: 12/05/2022 17:37:53

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta quinta-feira (12), da audiência publica realizada pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) para discutir soluções às demandas dos municípios da Regional de Saúde do Vale do Guaribas quanto à ampliação e regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Picos.

A audiência foi conduzida pela Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), Karla Carvalho, e pelo Promotor Paulo Maurício Gusmão. A Vice-presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal de Saúde, Leopoldina Cipriano, representou a entidade nas discussões pautadas.

Em relação à temática da audiência, a Vice-Presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, destacou que a pactuação integrada dentro das regiões não será suficiente sem a busca da causa dos problemas presentes no Vale do Guaribas. “Na verdade, precisamos focar na Atenção Básica, na criação de protocolos que regulamentam o acesso do usuário à Média Complexidade e precisamos ser mais transparente na regulação de consultas e exames”, afirma.

No decorrer da reunião, foi debatida a importância da organização na gestão municipal para o entendimento das demandas de usuários no acesso à saúde. Também foi pontuada a necessidade da presença dos gestores nas reuniões de CIR, para que as regionais tenham ciência e possam discutir as reivindicações dos municípios. “Sobre a ausência de gestores nas CIR, gostaria de reforçar a obrigatoriedade da participação dos quarenta e dois municípios nesses encontros que realizamos uma vez no mês”, pontua Socorro Moura, Apoiadora do Cosems-PI.

Maria Lúcia Carvalho, Coordenadora da CIR Guaribas, relatou os problemas enfrentados pelos municípios no envio de pacientes para realização de atendimentos clínicos em Picos. “Tem que haver uma sensibilização nesse sentido, precisamos abrir diálogos e parcerias para que isso possa ser resolvido”, declara.

Segundo a Diretora de Planejamento da Unidade de Planejamento da Sesapi, Ana Eulálio, os municípios devem ser claros quanto às solicitações das regiões. “Devemos ter um diálogo aberto e clareza sobre os recursos e os financiamentos da saúde dos municípios”, frisa. Ana Eulálio ainda salienta o papel do estado em relação ao assunto: “Sabemos também que esses compromissos são procedimentos das secretárias municipais e do estado”.

Ao final da audiência, deliberou-se pela formação das filas de espera e classificação de risco nas unidades de saúde de Picos, além da presença de médico para regular a urgência, um coordenador para gerenciar a atenção primária, a solicitação de um levantamento sobre a capacidade instalada e as ofertas abertas para cada município.

Acerca do atendimento em Teresina, a Coordenadora do CAODS, Karla Carvalho, demandou a criação de um protocolo de atendimento aos municípios que são encaminhados para a Capital.