logo_cosemspi

Cosems-PI intensifica articulação entre gestores para facilitar teleconsultoria para médicos do SUS

  Data e Hora: 20/07/2020 17:52:40

 

Nesta segunda-feira (20), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizaram reunião virtual para intensificar a divulgação entre os gestores municipais e coordenadores de unidades de saúde da teleconsultoria oferecida em parceria com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI) por meio do Telessaúde. Esse reforço é uma continuidade da implementação do Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde.

 

O sistema Telessaúde do HU/UFPI oferece consultoria pela internet com médicos intensivistas, coordenadores das principais UTIs de Teresina e atuantes na linha de frente de atendimento e combate à Covid-19 no Piauí. Esse sistema está à disposição dos profissionais de saúde da Rede SUS de todo o Piauí, atenção primária ou hospitalar, desde o começo da pandemia de Covid-19. O Grupo Condutor de Implantação do Guia no Piauí percebeu que o sistema ainda não estava sendo utilizado em toda a sua capacidade e pode ajudar muito em dificuldades apontadas em pesquisa pelos próprios municípios. 

 

“Até o momento, o Telessaúde do HU/UFPI vem sendo usado de forma muito tímida pelos profissionais da rede. Queremos ampliar o uso da ferramenta, considerando sua capacidade para qualificar o cuidado, transpor barreiras geográficas e evitar deslocamentos desnecessários”, disse Socorro Candeira, consultora técnica do Cosems-PI. 

 

O médico Victor Campelo, chefe da Unidade de Telessaúde do HU/UFPI, explicou aos mais de 90 participantes da reunião realizada por videoconferência como funciona o sistema, a especialidade dos médicos que estão à disposição dos colegas no interior do estado e que podem ter dúvidas diante da complexidade que o coronavírus apresenta em todo o mundo. “É uma doença nova e ainda gera muitas dúvidas a todos os profissionais de saúde. Essa doença se apresenta com complexidade e precisa de agilidade no atendimento; os médicos intensivistas podem esclarecer dúvidas dos colegas, principalmente, quanto à condução de cada caso, se é necessária internação, se um exame de imagem é indicativo de Sars-COV2 ou não”, esclareceu o médico, acrescentando que o sistema pode ser usado por mensagem de texto, registro do quadro clínico e exames, e também videochamada.

 

Para que os médicos possam utilizar o sistema é necessário fazer o cadastro junto ao Telessaúde HU/UFPI. Para realizar o cadastro, acesse:  

 

https://www.saudedigitalpiaui.com.br/