logo_cosemspi

Cosems-PI e Sesapi iniciam Seminários Macrorregionais de Planejamento Regional Integrado

  Data e Hora: 07/10/2021 10:02:39

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) deram início, nesta quarta-feira (6), aos Seminários Macrorregionais de Planejamento Regional Integrado (PRI), com as regiões Vale dos Rios Piauí e Itaueira; Chapada das Mangabeiras; Tabuleiros do Alto Parnaíba e Serra da Capivara, que compõem a macrorregião Cerrados.

Os Seminários, que serão realizados, durante o mês de outubro, com as macrorregiões Semiárido, Meio Norte e Litoral, são espaços de discussão que visam o aprimoramento das ações de gestão, planejamento e regionalização da saúde, na perspectiva da organização e governança da Rede de Atenção à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento teve como público-alvo gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde.

 Leopoldina Cipriano, Vice-presidente do Cosems-PI

Iniciando o encontro, a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, evidenciou a importância da discussão sobre o Projeto de Regionalização está sendo iniciada pela macrorregião Cerrados. “Essa é uma macrorregião que o Cosems sente muito a fragilidade e que nós queremos sempre está mais próximos. Pactuamos com a Sesapi de que tudo que formos planejar agora de organização do serviço, nós vamos começar pelo Sul do estado, que é onde tem o maior vazio assistencial e que há uma maior necessidade de presença efetiva da Sesapi e do Cosems”, disse.

Na oportunidade, a Diretora de Unidade de Planejamento (DUP), e Coordenadora do Projeto de Regionalização pela Sesapi, Ana Maria Eulálio, tratou sobre os fundamentos legais do PRI. “Temos que pensar o planejamento numa perspectiva de fortalecimento das regiões de saúde, trazendo o conceito da regionalização como estratégia de organização dos sistemas e de serviços, para além da mera organização e agregação geográficas de municípios e de regiões, mas pensando esse processo como locus completo e efetivo de prestação do cuidado”, destacou.

Ana Maria Eulálio, diretora DUP/Sesapi

O Projeto de Regionalização é uma proposta tripartite do Ministério da Saúde e dos Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), realizada em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e a Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A Articuladora Estadual do Projeto de Regionalização, pela Beneficência Portuguesa de São Paulo, Redianne Medeiros, ressaltou os objetivos do projeto. “Esse é um projeto colaborativo que tem a intenção de apoiar e fortalecer tanto a gestão do município quanto a gestão estadual do SUS para coordenação do planejamento regional integrado”, frisou.

 Amanda Pinheiro, Assessora Técnica do Cosems-PI

Já a Assessora Técnica do Cosems-PI, Amanda Pinheiro, apresentou as orientações para elaboração do Plano Municipal de Saúde – 2022 a 2025. “Esta etapa é a condição disparadora e essencial para o desenvolvimento do Planejamento Regional Integrado, porque é a partir desses planos que nós vamos conhecer as realidades dos municípios”, destacou.

O Cronograma dos Seminários segue com a macrorregião Semiárido, na próxima quinta-feira (14), às 14h30. Clique em https://cosemspi.org.br/wp-content/uploads/2021/10/PROGRAMACAO-SEMINARIO-2021-.pdf para ter acesso à programação e aos links das reuniões.