logo_cosemspi

Cosems-PI e Sesapi discutem retomada de mutirões de cirurgia de catarata

  Data e Hora: 25/06/2021 18:09:56

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou de reunião, nesta sexta-feira (25), com a Comissão de Monitoramento de Cirurgias Eletivas da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) para tratar sobre a retomada dos mutirões de cirurgias oftalmológicas de catarata no Estado. Na ocasião, o Cosems-PI defendeu a fixação de um prazo mínimo de sete dias úteis entre a comunicação da data de cada mutirão e a sua execução, para que os municípios possam mobilizar os usuários que estão na fila para realizar esses procedimentos e organizar a logística necessária para deslocar os pacientes para triagem e cirurgia. A proposta foi acolhida pelos participantes.

Os mutirões de cirurgias de catarata têm o objetivo de facilitar o acesso da população a esse serviço e dar fim à lista de espera para procedimentos eletivos.

Durante a reunião, o Cosems-PI cobrou, ainda, o cumprimento de pactuação anterior à suspensão dos mutirões em função da pandemia de Covid-19, segunda a qual os mutirões deveriam iniciar pelas regiões com maiores vazios assistências.

De acordo com a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, nos projetos de cirurgias eletivas, os territórios que fazem parte da região Sul foram definidos como prioridade por apresentarem um grande vazio assistencial, sem serviço implantado, e por estarem há muito tempo sem mutirões, o que gera uma grande demanda reprimida para cirurgias de catarata.

A diretora de Descentralização Hospitalar da Sesapi, Joselma Oliveira, evidenciou que o retorno da programação das cirurgias se deu por conta da vacinação contra a Covid-19 do público-alvo dos procedimentos eletivos. “Considerando que estamos com uma grande porcentagem do público idoso já vacinado e até com redução da mortalidade; nós colocamos no COE e foi deliberado que a partir de julho já poderia ser iniciado o planejamento dessas cirurgias”, destacou.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, destacou que os mutirões serão iniciados pela região Norte do estado devido ao cenário epidemiológico da Covid-19, com quedas nas taxas de ocupação e transmissibilidade. “Nestas regiões estamos diminuindo tanto as taxas de ocupação de leitos de enfermaria quanto de UTI, então temos que considerar o cenário epidemiológico”, complementou.