A Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PI) reuniu-se, nesta sexta-feira (22), com o Secretário Estadual de Saúde, Neris Júnior, para tratar sobre demandas da saúde pública municipal em todo o estado. Entre as pautas, ações de enfrentamento ao aumento de casos de dengue e vacinação contra sarampo, além de esclarecimentos sobre o Decreto Estadual n° 20420, que trata do ICMS ecológico.
De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente à 15° semana do ano de 2022, foi registrado aumento de 610% de novos casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Tendo em vista este cenário, a presidente do Cosems, Auridene Moreira, destaca a importância da atuação conjunta entre Estado e Municípios para contornar o avanço das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. “Buscamos essa aproximação com a Sesapi para reforçar as ações de enfrentamento a dengue e a chikungunya no nosso estado através de um plano de contingência mais efetivo. Esse diálogo procura identificar o que podemos estar trabalhando para orientar e reforçar os municípios das nossas regiões de saúde. Além disso, identificamos também a necessidade de um chamamento junto à população para nos ajudar no enfrentamento a dengue”, pontuou a gestora.
O Secretário Estadual de Saúde, Neris Júnior, também ressaltou a necessidade de um trabalho em conjunto da Sesapi e do Cosems-PI para reforçar o enfrentamento à dengue no estado.
Dentre as medidas debatidas durante a reunião, estão: sensibilização dos municipios sobre a importância da participação da população nas medidas preventivas, uso do carro fumacê, e ampliação dos exames laboratoriais para detecção de dengue e chikungunya.
Outras pautas
Em relação ao Decreto N° 20428, de 23 de dezembro de 2021, a Presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal de Oeiras, Auridene Moreira, buscou esclarecimentos sobre a distribuição do ICMS pertencente aos municípios. “É importante que os gestores estejam informados sobre a aplicação do documento em seus municípios e a atuação do estado nas disposições”, destaca.
O encontro também foi marcado pela discussão sobre as demandas de saúde das cidades de Picos e Floriano. Na ocasião, a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, relatou as precariedades presentes nos centros médicos, como a falta de medicamentos e problemas internos das instituições. “Além da necessidade de insumos básicos nessas unidades, nós também destacamos a importância do acesso igualitário dos usuários aos atendimentos, tal como é prescrito nas diretrizes do SUS”, declara.
Ao final da reunião, os gestores pactuaram data para uma reunião com representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), visando debater a situação em Floriano e Picos. Também foi definido um prazo para o envio de incrementos financeiros para os municípios, no qual foi definido para dia 10 de maio de 2022.
Presidente do Cosems-PI defende otimização da força de trabalho no SUS para a melhoria dos serviços prestados à população Data/Hora: 26/11/2024 19:38:13 |
Cosems-PI capacita técnicos de TI para a integração de municípios no sistema da Rede Nacional de Dados em Saúde Data/Hora: 22/11/2024 09:27:47 |
Município de Piripiri é premiado na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS Data/Hora: 20/11/2024 19:53:54 |
II Oficina do ImunizaSUS debate hesitação vacinal e protagonismo dos municípios no aumento de coberturas vacinais Data/Hora: 19/11/2024 23:52:19 |
ImunizaSUS: municípios apresentam experiências que fortaleceram as coberturas vacinais no Piauí Data/Hora: 19/11/2024 11:49:33 |
Leia todas as notícias |
---|