logo_cosemspi

Cosems-PI e Sesapi definem cronograma de implantação da regulação em quatro regiões de saúde do Piauí

  Data e Hora: 16/10/2020 19:12:57

Nesta quinta-feira (15), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Estado do Piauí (Cosems-PI), participou de reunião com a Secretaria de Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) para tratar sobre a implantação das Centrais de Regulação Ambulatorial nas regiões de Saúde: Tabuleiros Alto do Parnaíba, Vale do Canindé, Vale do Sambito e Chapada das Mangabeiras. Durante a reunião, foi definido que o cronograma será iniciado na segunda quinzena de novembro pelo município de Uruçuí, sede da região Tabuleiros Alto do Parnaíba.

A Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Tapety, explica a proposta da implantação da regulação ambulatorial nas regiões de Saúde do Piauí. “Nossa proposta junto à Sesapi é organizar o serviço de regulação nas regiões de Saúde, como já acontece na região da Serra da Capivara, onde todo acesso ao Hospital Regional acontece por meio da regulação ambulatorial”, destacou.

“Nós queremos que essas ações de implantação da regulação nas regiões de Saúde sejam intensificadas para que o acesso aos Hospitais Regionais pela população aconteça o mais rápido possível”, cobrou a vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano.

A coordenadora da Central de Regulação, Luciane Formiga, explica os objetivos da implantação das centrais de regulação nas regiões de Saúde. “Quando começamos a trabalhar a regulação, estamos trabalhando com o intuito de organizar a oferta naquele território e essa oferta não é só organizar o fluxo do paciente para aquele serviço”, afirma.

O cronograma de implantação nas regiões ficou definido da seguinte forma: Tabuleiros Alto Parnaíba, implantação dos dados no sistema a partir da segunda quinzena de novembro e atendimentos a partir da primeira quinzena de dezembro; Vale do Canindé e Vale do Sambito, implantação dos dados no sistema a partir da segunda quinzena de dezembro e atendimentos a partir da primeira quinzena de janeiro de 2021; e Chapada das Mangabeiras, implantação dos dados no sistema a partir da primeira quinzena de dezembro e atendimentos a partir da segunda quinzena de dezembro.o