logo_cosemspi

Cosems-PI e Sesapi avaliam realização de mutirões de cirurgia oftalmológicas e discutem próximos passos para a execução dos procedimentos

  Data e Hora: 09/08/2021 17:43:27

Na manhã desta segunda-feira (9), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou de reunião da Comissão de Acompanhamento da Estratégia para Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos. O encontro teve como objetivo avaliar a realização de cirurgias oftalmológicas nos territórios dos Cocais e Planície Litorânea e discutir a execução dos procedimentos nas demais regiões de saúde. A reunião contou também com a participação do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM).

Durante o encontro, foi apresentado pelo técnico da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), João Vitor Barbosa, um relatório com o resultado das cirurgias oftalmológicas realizadas nos territórios dos Cocais e Planície Litorânea.

De acordo com Barbosa, as próximas regiões contempladas com os mutirões de cirurgias oftalmológicas serão Chapada das Mangabeiras, conforme pactuação em reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR) acerca da realização dos procedimentos nos hospitais de regionais dos municípios de Bom Jesus e Corrente, e o território da Serra da Capivara, com proposta da Sesapi para a execução nos municípios de São Raimundo Nonato e São João do Piauí.

Joselma Oliveira, diretora da DUDOH, destacou que a proposta de escolha das próximas regiões foi feita observando os maiores vazios assistências. “Na última reunião nos comprometemos em priorizando o Sul do nosso estado, visto que foi pouco beneficiado nos últimos mutirões”, acrescentou.

Discutida a realização dos mutirões nas regiões Chapada das Mangabeiras e Serra da Capivara, a Presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, cobrou da Sesapi um cronograma da execução dos mutirões nas demais regiões.

“Como está sendo visto o restante das regiões? Existe uma expectativa e uma procura muito grande das outras regiões, porque quando acontece um mutirão desses numa região, os demais gestores ficam ansiosos buscando informações sobre a realização dos procedimentos nos seus territórios”, questionou a gestora.

Ainda na reunião, Joselma Oliveira solicitou a criação de um grupo para fiscalização e inspeção durante a realização dos próximos mutirões de cirurgias composto por técnicos da Sesapi, da Vigilância Sanitária e do Cosems-PI.