logo_cosemspi

Cosems-PI e Samu Estadual discutem habilitação e qualificação do serviço em municípios piauienses

  Data e Hora: 07/12/2021 12:00:11

A Diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) esteve reunida, nesta segunda-feira (6), com representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Estadual) para discutir os processos de habilitação e qualificação do serviço em municípios piauienses.

Entre as pautas estiveram: a ampliação do Samu nos territórios, atualização do Grupo Condutor da Rede de Urgência e Emergência do território Rios Piauí e Itaueira; a qualificação do Samu nos municípios que já têm o serviço implantado; e a solicitação do município de São Miguel da Baixa Grande para a implantação de uma base do Samu.

A Presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Oeiras, Auridene Moreira, pontuou que demandas resultaram na agenda entre as duas entidades. “Essa pauta foi provocada a partir de algumas situações de urgência vivenciadas por gestores dessas regiões mais distantes, que foram apresentadas durante as reuniões de CIR”, frisou.

Na oportunidade, a Coordenadora do Samu Estadual, Christiane Rocha, apresentou os critérios da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para a habilitação do serviço. “O munícipio base do Samu deve ter um hospital de referência a, no máximo, 100 Km de distância, porque temos algumas ocorrências que precisam de um tempo hábil para a intervenção do médico e para a ambulância do Samu deixar o paciente na referência e retornar o mais breve possível ao município para fazer o atendimento médico pré-hospitalar em outras ocorrências”, disse.

Leopoldina Cipriano, Vice-presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, destacou que as viaturas do Samu realizam transferências de pacientes devido à retenção das ambulâncias dos municípios nos hospitais regionais. “O que os municípios querem é garantir a transferência dos pacientes em uma hora de urgência, uma vez que as nossas ambulâncias estão a serviço dos hospitais regionais”, pontuou.

“Nessa lógica para a habilitação, os municípios mais isolados e com menos acesso aos serviços serão punidos com a impossibilidade de pleitear este serviço. Não podemos responsabilizar os municípios pelo vazio assistencial”, afirmou a Consultora do Cosems-PI, Socorro Candeira.

Sobre o processo de qualificação, a Coordenadora do Samu Estadual, Christiane Rocha, destacou que os municípios que enviaram a solicitação já tiveram o processo iniciado para a realização do serviço e evidenciou a importância de este ser feito pela coordenação estadual.

Na oportunidade, o Diretor do Cosems-PI e SMS de Guadalupe, Paulo Rocha, solicitou que, além dos coordenadores do Samu, os gestores municipais de Saúde sejam também convidados para a qualificação do serviço.

Ao final do encontro foi encaminhada a realização de um levantamento da Coordenação Estadual do Samu dos municípios que ficam a 100 Km de distância dos hospitais regionais para ser apreciado pelo Cosems-PI e apresentado durante a próxima reunião da Comissão Intergestora Bipartite. Após a deliberação sobre os critérios de habilitação, serão avaliados os municípios com a solicitação já encaminhada à Coordenação Estadual.

Quanto ao plano de atualização do Grupo Condutor da RUE na região Rios Piauí e Itaueira, a coordenadora comprometeu-se a enviar a relação dos municípios do território para a apreciação durante a reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR).