logo_cosemspi

Cosems-PI é parceiro do Núcleo de Telessaúde HU-UFPI em projeto de telediagnóstico

  Data e Hora: 02/10/2020 16:59:43

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) é parceiro do Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (NUTS-HUUFPI) no projeto de telediagnóstico de Eletrocardiograma (ECG) na Atenção Básica em municípios piauienses. O serviço de telediagnóstico em ECG é uma operação articulada pela Coordenação do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, Núcleos de Telessaúde Especialistas, Secretarias Municipais de Saúde e Pontos de Telessaúde nas Unidades Básicas.

Sob coordenação do médico Victor Campelo, o projeto objetiva a ampliação do serviço diagnóstico de exames ECG realizados a distância nas áreas com maior necessidade do Piauí. O funcionamento do serviço acontece da seguinte forma: os exames ECG são realizados na Atenção Básica e enviados via internet para o NUTS-HUUFPI, responsável por laudar os exames. Após, os laudos são enviados via internet a unidade solicitante, que faz a impressão para entregar ao usuário.

A consultora do Cosems-PI, Socorro Candeira, destacou a atuação da entidade em relação ao projeto. “O Cosems -PI tem atuado intensamente na divulgação dessa estratégia junto aos gestores municipais e profissionais de saúde da rede. Com esse objetivo, promoveu um ciclo de encontros regionais para discutir a teleconsultoria e o telediagnóstico como ferramentas potentes para qualificar o cuidado nos municípios, além de ter realizado um esforço de mobilização dos gestores municipais para adesão a essa estratégia”, afirmou.

O médico Victor Campelo explica como funciona a oferta do serviço para os municípios piauienses. “Nós começaremos a fazer os laudos com a nossa equipe de cardiologistas que ficam na nossa central, esses exames serão laudados a princípio para a atenção primária em Saúde, ou seja, as Unidades Básicas de Saúde que tem os seus equipamentos de eletrocardiografia e que não tinham a possibilidade de ter o laudo do cardiologista”, afirmou, convidando os municípios a aderirem à oferta. “Vamos atender uma demanda antiga da população dos municípios que é o de oferecer esse serviço tão importante, agradeço a todos e espero que mais municípios despertem o interesse de participar do projeto”, ressaltou.

Os municípios que aderiram ao projeto participaram de uma qualificação on-line da plataforma de tele-ECG com o objetivo de entender os processos de acesso à plataforma, o cadastro, o envio e o recebimento dos laudos de ECG e solicitação de teleconsultoria.