logo_cosemspi

Cosems-PI e CRM-PI discutem realização de mutirões de cirurgia de catarata no Piauí

  Data e Hora: 04/11/2020 14:28:44

Na tarde desta terça-feira (3), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) reuniu-se com o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) para tratar sobre a realização de mutirões de cirurgia de catarata no Piauí, previstos para serem feitos com recursos da Portaria nº 3932, de 30 de dezembro de 2019, que define, para o exercício de 2020, a estratégia de acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos no âmbito do SUS. Durante a reunião, foi definido pelos Conselhos encaminhamentos que serão apresentados à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), responsável pela realização dos mutirões no estado.

A Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Tapety, destacou o objetivo da reunião convocada pelo Cosems-PI. “Nós entendemos realmente a necessidade de conversar com o Conselho Regional de Medicina para fazer essa escuta porque os municípios estão aguardando, o usuário está aguardando. Existirá o mutirão? Quando e de que maneira vai acontecer? Além também do enfrentamento à Covid-19, quais são as regiões que serão prioritárias nesse primeiro momento? São várias perguntas que a gente precisa responder aos municípios”, destacou.

 

 

Em sua fala, a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, Leopoldina Cipriano, apresentou as deliberações feitas em reuniões CIB sobre a realização dos mutirões de cirurgias de catarata no estado. “Fizemos a reunião de CIB para fazer a pactuação, o Estado apresentou um projeto para a gente baseado no que o Cosems levou para a CIB e ficou tudo bonito no papel: quantas vagas seriam por região, quais regiões seriam prioritárias no Piauí, que seriam aquelas regiões onde o acesso da população era mais difícil e onde não havia sido ofertado mutirão de catarata no último ano, mas que o mutirão se estenderia às 11 regiões de Saúde do Piauí”, disse.

A gestora destacou, ainda, como o projeto pactuado em reunião CIB foi modificado pela Sesapi sem prévia aprovação dos integrantes da instância deliberativa. “O projeto foi feito na pactuação da CIB e, de repente, chegou um outro cronograma para ser cumprido que distorcia tudo que foi pactuado desde as regiões prioritárias, o quantitativo, pois tinha um número maior bem maior do que tinha sido acordado porque o Governo do Estado optou por fazer um novo investimento com recursos não só da Portaria Ministerial, mas também com recurso do Tesouro Estadual”, afirmou.

A presidente do CRM-PI, Mírian Palha Dias Parente, ressaltou a importância da realização dos mutirões de cirurgias para a população. “Nós vimos tratando sobre esses mutirões desde o início do ano, se eu não me engano, em janeiro ou fevereiro, nós tivemos reuniões pensando em como seriam esses mutirões, com toda a pandemia, de fato, as coisas terminaram se atropelando e não acontecendo, mas isso não justifica que não se cumpra o que se prometeu”, disse.

Ao final da reunião, foram feitos os seguintes encaminhamentos: o cronograma de mutirões de cirurgias de catarata deve ser apresentado ao CRM com 30 dias de antecedência; a realização dos mutirões deve ser redistribuída em mais dias para reduzir número de pessoas aglomeradas; e os mutirões não devem ser realizados antes do dia 15 de novembro; além de ser considerada a fila da regulação.