logo_cosemspi

Cosems-PI e Conasems realizam reunião sobre a situação do Piauí no Previne Brasil

  Data e Hora: 03/12/2020 17:37:47

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta quinta-feira (3), de reunião realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para tratar sobre a situação dos municípios do Piauí no Programa Previne Brasil e a adesão dos municípios ao Programa Informatiza APS.

“Estamos fazendo este movimento para escutar todos os estados nessa transição do sistema de financiamento, porque nós sabemos que tem alguns problemas que são bem específicos e como nós vimos fazendo a reunião quinzenal com todos os Cosems, acaba que sempre os mesmos trazem as dificuldades”, ressaltou assessora técnica do Conasems Marcela Alvarenga.

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde no Brasil (APS), que foi instituído pela Portaria Nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, e tem como objetivo ampliar o acesso e garantir a equidade da APS no país.

Em relação à situação dos municípios do Piauí no Previne Brasil, Alvarenga detalhou: “quando eu olho para a captação ponderada dentro do estado do Piauí, nós tivemos uma atualização em setembro, e chegamos a 2.741.486 cadastros e isso corresponde a 85% da discrição esperada. É um dos estados que está com o maior percentual de cadastros”.

A apoiadora do Cosems-PI, Amanda Pinheiro, elencou as ações em relação aos cadastros no Previne Brasil. “Nós temos feito algumas ações com os municípios sobre o Previne Brasil, nós fizemos oficinas em todos os territórios, tanto sobre os cadastros quantos sobre os indicadores. Quanto aos municípios que não alcançaram as metas, nós trabalhamos com dois deles sobre o cadastro e sobre as dificuldades”, destacou.

O Programa Informatiza APS, que faz parte do Conecte SUS, estratégia de saúde digital do Ministério da Saúde e que tem como objetivo informatizar as unidades de saúde e qualificar os dados da APS no Brasil, está com prazo de adesão até 13 de dezembro de 2020.

A vice-presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, Leopoldina Cipriano, explicou qual a intervenção do Cosems-PI no tocante à adesão dos municípios ao programa Informatiza APS. “Nós chegamos à conclusão de que temos que passar para as equipes de transição o período de adesão, para que essas equipes mantenham contato com as equipes que estão trabalhando hoje. Nós vamos tentar conseguir os contatos dessas equipes de transição por meio do TRE ou Tribunal de Contas, para falarmos da necessidade de elas ficarem acompanhando”, afirmou.