logo_cosemspi

Cosems-PI, Cofen e Coren-PI discutem saúde da mulher e planejamento familiar

  Data e Hora: 19/10/2021 17:40:38

Nesta terça-feira (19), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou de reunião promovida pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem do Piauí, Cofen e Coren-PI respectivamente, para discutir a situação do atendimento à saúde da mulher e o planejamento familiar nos municípios.

Na ocasião, participaram do evento pela manhã representantes dos municípios de Teresina, Oeiras, Miguel Alves, Piripiri, Picos e Bom Jesus. À tarde participaram do encontro representantes dos municípios de Altos, Demerval Lobão, José de Freitas, União, Miguel Alves e Floriano.

Representantes dos municípios

A reunião teve como tema principal o acesso das mulheres a informações e métodos contraceptivos nos municípios, além da discussão sobre o fluxo de atendimento das usuárias do Sistema Único de Saúde nas redes municipais e estadual.

Durante a abertura do evento, a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Leopoldina Cipriano, evidenciou a situação do atendimento às mulheres nos municípios piauienses. “Nós sabemos que há fragilidades e dificuldades em nossos municípios para garantir uma assistência de qualidade às nossas mulheres em idade fértil e mais difícil ainda quando se fala no acesso ao serviços que são oferecidos apenas na Capital para os 223 municípios (do interior)”, disse.

Mesa de abertura do evento

O coordenador da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, Herdy Alves, destacou a importância da Atenção Básica para o acesso das mulheres aos serviços de saúde. “Nós precisamos cada vez mais reconhecer que estamos vivendo uma transição pandêmica que aumentou os números de mortes maternas de mulheres em idade fertil, temos aí um hiato na saúde pública que precisamos mais ainda recorrer às equipes de estratégia saúde da família para garantir o acesso”, pontuou.

Já o presidente do Coren-PI, Antônio Neto, ressaltou a necessidade de os municípios voltarem a atenção à saúde das mulheres. “O acesso das mulheres ao serviços de saúde, diminui os indicadores de mortalidade materno-infantil”, afirmou

Na oportunidade, a conselheira do Coren-PI, Verbênia Cipriano, apresentou aos participantes um panorama do atendimento à saúde da mulher no Piauí.