logo_cosemspi

Cosems-PI cobra resposta da FMS sobre a falta de acesso do município de São Francisco do Piauí a consultas e exames oncológicos

  Data e Hora: 27/11/2020 14:08:51

Nesta quinta-feira (26), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou de reunião com a Diretoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (DRCAA), da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), para discutir sobre a falta de acesso do município de São Francisco do Piauí a consultas e exames especializados de oncologia no Sistema Gestor Saúde.

A reunião, que aconteceu de forma híbrida, contou com a participação da vice-presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, Leopoldina Cipriano; da consultora do Cosems-PI, Socorro Candeira; da apoiadora do Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Luzita Tomaz; e do diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua.

Durante a reunião, a vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, solicitou da Fundação Municipal de Saúde de Teresina um parecer sobre a falta de acesso alegada pelo município. “Tendo em vista que o município relata muita dificuldade para ter acesso a essas consultas e exames especializados na área de oncologia, nós queremos um relatório detalhado dos serviços oferecidos pelo sistema de regulação, para fazermos uma análise técnica da situação do município”, disse.

O diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua, relatou que não há nenhum tipo de dificuldade pelos demais municípios no segmento de oncologia e que apenas o município de São Francisco do Piauí tem relatado esse tipo de demanda. A FMS se comprometeu a enviar, até a próxima segunda-feira, o relatório de atendimentos da população do município.