logo_cosemspi

Comitê de Saúde do Piauí discute protocolo de tratamento da Covid-19

  Data e Hora: 23/05/2020 10:13:03

 

O Comitê de Saúde do Estado do Piauí (Cosepi) reuniu-se, nesta sexta-feira (22), por videoconferência, para discutir a adoção do protocolo do Ministério da Saúde que libera o uso dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina no Sistema Único de Saúde (SUS) para casos leves. Durante o encontro, foram debatidos ainda outros temas relacionados à crise do coronavírus, como o suprimento de equipamentos de proteção individual para os profissionais da linha de frente e a utilização de leitos do SUS no Piauí por pacientes oriundos de outros estados, especialmente do Maranhão.

Criado em 2016, o Cosepi é composto, além do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), por representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Justiça Federal – Seção Judiciária do Piauí,  Ministério Público Estadual, Defensoria Publica Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí, Conselhos Regionais de Medicina e de Enfermagem e do sistema de Saúde Suplementar.

A médica Marina Bucar participou da reunião e apresentou o protocolo clínico em debate. Vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano declarou que o entendimento do Conselho é de que o protocolo seja utilizado, desde que sejam realizados todos os exames previstos, assegurando, assim, a conduta dos profissionais das redes municipais de saúde, é que o paciente assine termo de compromisso após receber as informações acerca dos possíveis efeitos colaterais da medicação.

“Também fizemos um relato sobre as ações que as secretarias municipais de saúde estado realizando, como a implantação de barreiras sanitárias, uma iniciativa muito impactante. Tratamos ainda sobre leitos do SUS do Piauí por pacientes do Maranhão; reforçamos a importância do isolamento social e nosso apoio à prorrogação das medidas de distanciamento social”, enumerou.

Cosepi
Criado em atendimento à Resolução n°238/2016, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Comitê de Saúde do Estado do Piauí integra diversos representantes das áreas jurídica e da saúde, com o objetivo de debater alternativas relacionadas à Judicialização da saúde, quanto à viabilização dos direitos básicos da população piauiense.