logo_cosemspi

COE: Cosems-PI reivindica a vacinação de profissionais das regionais de Saúde

  Data e Hora: 12/05/2021 16:56:49

Os integrantes do Comitê de Operações Emergências (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reuniram-se, nesta quarta-feira (12), para tratar sobre pautas referentes ao combate à pandemia da Covid-19 no Piauí. Na oportunidade, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) reivindicou a vacinação dos profissionais lotados nas Regionais de Saúde.

A Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destacou a falta de vacinação de profissionais que trabalham na 4ª Regional de Saúde, situada em Teresina. “Não podemos esquecer das pessoas da 4ª Regional que estão entrando em contato com os profissionais de Saúde dos municípios o tempo todo, com técnicos de enfermagem e motoristas que estão vindo buscar a vacina e que até agora não tiveram suas vacinas disponibilizadas”, afirmou.

Tatiana Chaves, diretora da Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), solicitou o envio de um ofício à Fundação Municipal de Saúde de Teresina destacando a necessidade de vacinação destes profissionais. Segundo a gestora, “Seria bom enviar um ofício ao doutor Gilberto (Albuquerque – presidente da FMS) colocando o quantitativo da Sesapi que falta ser vacinado. Eles estão na primeira linha de prioridade do Plano Nacional de Imunização”.

A solicitação do Cosems-PI foi definida como encaminhamento da reunião. De acordo com o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade , Alderico Tavares, entre os profissionais da Saúde não pode haver diferenciação e todos devem ser vacinados.