logo_cosemspi

COE: Cosems-PI reforça a importância do passaporte sanitário em órgãos públicos e aplicação das doses de reforço

  Data e Hora: 25/03/2022 16:02:44

O Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) aprovou, nesta sexta-feira (25), a flexibilização do uso de máscaras no estado. Durante a reunião, além da aprovação da liberação do uso de máscaras em lugares abertos e semiabertos, o colegiado também deliberou a exigência da terceira dose da vacina no passaporte sanitário, a capacidade de ocupação de 100% em locais abertos e 80% do público em locais fechados, aplicação da 4 ª dose da vacina para pessoas com mais de 60 anos e a confecção de um certificado para os profissionais de saúde que estiveram na linha de frente da pandemia.

Na ocasião, a Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretaria de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, enfatizou a importância das doses de reforço e da exigência de passaportes de vacina em órgãos públicos. “Nós temos que traçar estratégias para que população receba a terceira dose e também exigi-la nos passaportes de vacinas para que assim a população possa com segurança retirar as máscaras em lugares fechados”, destaca. Desse modo, os presentes deliberaram pela cobrança de passaportes de vacinação em locais públicos e também em eventos.

Em relação ao certificado direcionado aos profissionais de saúde, a diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves, afirma que o documento é uma forma de gratificação aos profissionais pelo trabalho exercido na linha de frente no combate do vírus da Covid-19. “Esses profissionais, além de atuarem diretamente com o vírus, também colaboraram na monitoração e prevenção através do conhecimento científico. Esse documento é uma forma de expressarmos nossa gratidão”, ressalta.

As decisões tiveram base nos dados epidemiológicos apesentados no início da reunião entre os membros do COE.