logo_cosemspi

COE: Cosems-PI alerta para o aumento de casos nos municípios após feriados prolongados

  Data e Hora: 08/04/2021 11:10:33

Os integrantes do Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE) reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (7), para tratar sobre os dados epidemiológicos da Covid-19 no Piauí. Na oportunidade, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) alertou para o aumento de casos de Covid-19 nos municípios após os feriados prolongados.

Durante a reunião, a Vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, externou a preocupação dos secretários municipais de Saúde com o prolongamento dos feriados. “Diferente do que se programou, que o feriadão seria o momento de que a população iria se isolar, o que aconteceu foi que os municípios do interior receberam muitas pessoas neste período”, disse.

“Os secretários municipais estão muito preocupados e, hoje, já pode se observar que houve um crescimento de casos positivos de Covid-19 dentro dos municípios. É geral essa reclamação, tanto nos grupos dos territórios de Saúde quanto no grupo da APPM. Há necessidade de o COE se posicionar sobre as novas medidas que estão sendo tomadas”, afirmou a gestora.

Ainda no encontro, o médico intensivista e membro do COE, Bruno Ribeiro, destacou dados sobre a fila de espera por leitos no estado. “Apesar da linha de tendência dos leitos de UTI está ainda ascendente, com inclinação reduzida. Mas, do dia que teve a maior fila, que foi 28 de março, com 164 pacientes em fila de UTI, para hoje, nós tivemos uma redução de 53%”, disse.

Quanto aos feriados prolongados, Bruno Ribeiro afirmou que “nós não teremos mais feriados tão emendados, como aquela sequência, talvez aconteça sexta, sábado e domingo. Infelizmente, nós estamos vendo estados com restrições maiores, como Rio de Janeiro e São Paulo, mas que estão acontecendo festas clandestinas. Então não é uma coisa só local, realmente tem indivíduos que têm um senso destrutivo”, ressaltou.

Sobre o retorno das cirurgias eletivas, o professor Emídio Matos, do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI (NESP), evidenciou que o COE deve aguardar mais uma semana para analisar a repercussão do feriado prolongado nos casos de Covid-19.