logo_cosemspi

COE aprova retomada de cirurgias e consultas eletivas

  Data e Hora: 11/09/2020 12:51:48

Nesta primeira fase de retomada apenas 30% da capacidade de cirurgias será atendida e 50% de consultas e exames

O Comitê de Operações Especiais da Secretaria de Estado da Saúde (COE/Sesapi) decidiu pela retomada das cirurgias e consultas eletivas a partir do dia 09 de setembro, nos estabelecimentos públicos e privados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) é integrante do COE e considera que os protocolos definidos pelo colegiado são extremamente importantes para o atendimento da população, principalmente do interior do estado.

A Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Tapety, ressalta que a instituição atuou fortemente pela retomada dos serviços eletivos, reforçando a necessidade de que esta seja feita de forma segura e organizada. Segundo a presidente, a retomada é necessária diante do tempo que as pessoas estão sem acesso a esses procedimentos, o que tem ocasionado o aumento da demanda e longas filas de espera na regulação. A presidente destacou, ainda, que é necessário garantir a continuidade do cuidado aos usuários do SUS.

De acordo com a Portaria 543, de 04 de setembro de 2020, da Sesapi, nesta primeira fase de retomada apenas 30% da capacidade de cirurgias será atendida e 50% de consultas e exames. O aumento do teto de atendimentos será gradativo a cada quinzena, observando a diminuição dos casos de Covid-19. A portaria determina, também, o não recebimento de visitas durante internações e o período de recuperação, restringindo o contato às pessoas estritamente necessárias.

Para a retomada dos atendimentos os estabelecimentos assistenciais de saúde têm a obrigação de cumprir todas as medidas sanitárias relacionadas ao combate à Covid-19, bem como o gestor deve efetivar o Plano de Segurança Sanitária e contenção da Covid-19, na modalidade “Simplificada”, que deve ser preenchido no site do Pro Piauí disponível em http://propiaui.pi.gov.br.

Segundo a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, Leopoldina Cipriano, “desde o mês de agosto, o Cosems-PI vem dialogando com a Sesapi sobre o retorno dos atendimentos eletivos, por considerar que a população do interior do Piauí acaba sendo a mais prejudicada com a falta destes procedimentos”. “Ainda em agosto realizamos uma Câmara Técnica no intuito de discutir a viabilidade dos atendimentos ambulatoriais eletivos”, destaca a gestora, ressaltando que “a retomada destes atendimentos contribui com a diminuição do trânsito de pacientes do interior para Teresina e da fila de atendimentos paralisada desde os primeiros casos de coronavírus no Piauí.”

Conforme a Portaria, não será permitida livre demanda em atendimentos eletivos, sem agendamento prévio, os pacientes chegar com antecedência de 15 minutos do horário marcado para o atendimento e se ausentar o mais breve possível ao término do atendimento. Só serão permitidos acompanhantes de crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e pacientes com baixa capacidade de locomoção.

Para conferir a Portaria na íntegra acesse: http://www.diariooficial.pi.gov.br/diario.php?dia=20200909.