logo_cosemspi

CIR Vale do Canindé discute problemas do território com a falta de acesso a exames de tomografia e mamografia

  Data e Hora: 29/04/2022 18:25:43

Socorro Moura, apoiadora do Cosems-PI

Os membros da Comissão Intergestores Regional (CIR) do Vale do Canindé estiveram reunidos, nesta sexta-feira (29), para discutir a dificuldade de acesso para realização de exames de tomografia e mamografia no território. Na ocasião, falaram também sobre a realização da oficina de capacitação dos facilitadores Planejamento Regional Integrado (PRI), o evento que será promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais do Piauí (Cosems-PI), e informes institucionais.

A reunião foi marcada com o debate sobre a situação dos municípios com a realização de exames de tomografia e mamografia. Na ocasião, os gestores pontuaram as dificuldades dos usuários com o acesso desse tipo de atendimento médico no território. A Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, salientou a importância de haver transparência entre os municípios sobre o tema da discussão. “É uma situação que precisa ser revista para que possamos ter clareza sobre as demandas presentes nos municípios”, destaca.

Membros da CIR Vale do Canindé

Sobre o assunto, a representante da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara), Elizabeth Monteiro, também destacou a necessidade de os municípios realizarem levantamentos acerca das demandas reprimidas e dos pacientes que precisam dos exames. “Precisamos, através desta reunião, enviar os encaminhamentos para que essa pauta seja discutida em CIB”, relata.

Desse modo, a Coordenadora da CIR, Auridene Moreira, marcou uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), a fim de apresentar à Ducara os dados encaminhados pelos municípios para que a pauta seja discutida na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Na oportunidade, a Apoiadora Institucional, Socorro Moura, reforçou a programação da 7ª Mostra Aqui Tem SUS e a importância dos gestores na participação do evento.

Socorro Moura destacou, ainda, a importância da construção dos instrumentos de planejamento, bem como a alimentação destes no Sistema DigiSUS, seguindo os prazos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.