Os integrantes da Comissão Intergestores Regionais (CIR) do território Vale do Canindé reuniram-se, nesta quarta-feira (15), de modo virtual para discutir pautas referentes à saúde pública da região. Em destaque a imunização de recém-nascido com as vacinas BCG e Hepatite B e as mudanças no programa Previne Brasil em 2022.
Em relação à vacinação de recém-nascidos no território do Vale do Canindé, a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Coordenadora da CIR, Auridene Moreira, expôs a situação da região aos presentes. “O entendimento é que as vacinas serão oferecidas aos recém-nascidos do Hospital, mas nós observamos que havia uma demanda de outras crianças que nasciam em outros locais, como hospitais privados, que os pais chegavam a Oeiras, alguns de outros municípios, e buscavam a imunização com estas vacinas. Então, queremos saber como está a situação dos vacinadores nos municípios”, detalhou Auridene.
Após as discussões e exposição do representante do Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC), Evandro César, foi apontado pelos participantes da reunião a possibilidade de a imunização das crianças que nasçam em outros locais, que não seja o HDRC, ser feita em seus municípios de residência.
Seguindo a reunião, foi apresentada pelo Secretário Municipal de Saúde de São João da Varjota, Antônio Luzivan, a necessidade de aquisição de um tomógrafo e um mamógrafo para a região, visto que os aparelhos melhorariam as ações de saúde dos municípios do território Vale do Canindé. “Estamos há quase 10 anos sem um mamógrafo aqui no território e todos os municípios têm que fazer um sacrifício enorme, tirando das suas próprias finanças, para fazer uma ação para contemplar as mulheres, mas ficamos sem o principal a parte preventiva”, enfatizou.
Quanto à demanda, Auridene Moreira, destacou as tratativas realizadas pelo Cosems-PI com a Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Deliberou-se pela apresentação da demanda em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para a cobrança de providências por parte da Sesapi.
Durante a reunião, a apoiadora do Cosems-PI, Fernanda Tavares, apresentou as mudanças para o Previne Brasil em 2022. Em relação à temática, Socorro Moura, apoiadora do Cosems-PI, expôs, ainda, o resultado dos municípios no 3° quadrimestre de 2021 e esclareceu dúvidas dos municípios.
Na oportunidade, foi também pactuado o cronograma de reunião de CIRs da região em 2022, previstas para acontecerem todas as quartas-feiras da 3ª semana de todos os meses.
Finalizando a reunião, a Coordenadora da CIR questionou como estaria o acesso à regulação pelos municípios. Os presentes apontaram que os municípios estavam conseguindo acesso às consultas e aos exames, necessitando apenas de mais vagas.
Municípios do Piauí marcam presença na 1ª Oficina de Assistência Farmacêutica promovida pelo Cosems-PI, MPPI e Sesapi Data/Hora: 29/11/2023 10:59:52 |
Cosems-PI, Conasems, IPADS e SMS de Floriano/PI lançam o programa HubCRIE no município Data/Hora: 16/11/2023 09:44:09 |
Em solenidade, Cosems-PI reforça o compromisso das gestões municipais no combate ao câncer de boca Data/Hora: 10/11/2023 16:17:30 |
Estratégia Apoiador: Apoio do Cosems-PI mobiliza gestores em reuniões de CIR em outubro Data/Hora: 04/11/2023 18:19:27 |
Saúde digital no Piauí reúne Cosems-PI, MS e Sesapi em Teresina e Floriano Data/Hora: 28/10/2023 09:12:16 |
Leia todas as notícias |
---|