logo_cosemspi

CIR Rios Piauí e Itaueira: Aglomerado de Floriano realizará 781 de cirurgias de catarata

  Data e Hora: 27/10/2022 18:45:48

Visando definir o cronograma do mutirão de cirurgias de catarata no território Rios Piauí e Itaueira, os integrantes da Comissão Intergestores Regional (CIR) da região de saúde realizaram uma reunião presencial nesta quinta-feira (27), no município de Floriano. Estiveram presentes a Apoiadora Técnica do Cosems-PI, Luzita Tomaz, representantes da Secretaria de Estado da Saúde e gestores e técnicos de saúde dos municípios que compõem o território.

Com o território dividido em dois aglomerados, ficou definido que o aglomerado de Floriano realizará as consultas de triagem e as cirurgias de catarata no mês de novembro, sendo as consultas entre os dias 09 e 12, e as cirurgias nos dias 23, 24 e 25, contemplando 781 pessoas que precisam da correção do problema de visão no território.

O representante da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), João Victor, reforçou junto ao colegiado a necessidade de providenciar transporte, alimentação, acompanhamento e documentação de pacientes que forem encaminhados para a realização do procedimento.

Também houve discussão sobre cobertura vacinal de rotina, pois de acordo com dados obtidos através do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), os municípios apresentam baixo percentual de cobertura. Durante as discussões foi identificado como fator contribuinte a tal fato, erros relacionados ao registro de vacinados.

“Foi bom porque os gestores puderam retornar para seus municípios e retirar esses erros do sistema, evitando inseri-los novamente”, avaliou a Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre do Piauí, Cleudijanne Soares. Foi dado então encaminhamento a solicitação de uma oficina em caráter de urgência com os técnicos municipais.

Esteve em pauta, ao final da reunião, apresentação do protocolo de regulação do exame de ressonância magnética ofertado pelo município de Floriano aos municípios pactuados. Para a garantia da oferta do exame, o município criou um protocolo de regulação para os usuários que realmente necessitem.