logo_cosemspi

CIR Planície Litorânea define cronograma do mutirão de cirurgias em reunião extraordinária

  Data e Hora: 06/09/2022 18:55:55

O território Planície Litorânea realizou, nesta terça-feira (06), reunião entre os integrantes da Comissão Intergestores Regionais (CIR) da região de saúde, para tratar sobre o Mutirão de Cirurgias Eletivas de 2022. Estiveram presentes a Apoiadora Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Thiene Lemos, o técnico da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), João Victor Barboza, da Coordenadora da CIR, Inês Moraes, além de gestores e técnicos de saúde dos municípios.

No encontro, foram definidas algumas informações importantes para a realização do mutirão no território. Dentre elas, a necessidade de os pacientes apresentarem o cartão de vacina contra a Covid-19. Além disso, fica de responsabilidade dos municípios indicar um coordenador, que acompanhará os pacientes durante consultas e cirurgias.

Para melhor divisão dos serviços, a área do território foi dividida em dois grupos, sendo eles a região de Parnaíba, compreendendo os municípios de Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Carnaúbas do Piauí, Caxingó, Ilha Grande, Luís Correia, Murici dos Portelas e Parnaíba e a região de Cocal, formada pelos municípios de Bom Princípio do Piauí, Cocal e Cocal dos Alves.

O primeiro grupo terá o período de consultas entre 17 e 20 de setembro. Já o segundo terá o dia 16 de setembro. As cirurgias estão programadas para acontecer, na região de Parnaíba, entre os dias 22 e 25 de setembro, enquanto na região Cocal, elas serão realizadas no dia 20 de setembro.

Além da consulta e cirurgia, haverá a avaliação pós-operatória, a ser realizada com cada paciente no dia seguinte à intervenção cirúrgica. Caso o paciente sofra de reações ou intercorrências, ele terá direito a receber atendimento médico na Unidade de Saúde Referência da região, em até seis meses pós a cirurgia.

O número total de vagas destinado a cada município será definido até o dia 8 de setembro e informado a todos os gestores por meio de ofício da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).