Os Integrantes da Comissão Intergestores Regional (CIR) da Região Vale do Rio Guaribas reuniram-se, nesta terça-feira (14), de forma virtual, para tratar sobre demandas referentes à saúde pública na região. Dentre as pautas discutidas, estiveram a efetivação do território de desenvolvimento Vale do Rio Itaim, a solicitação de esclarecimentos sobre encaminhamentos de órteses e próteses e informes.
Iniciando a reunião, a coordenadora da CIR e Secretária Municipal de Saúde de Massapê do Piauí, Maria Lúcia de Carvalho, ressaltou que o colegiado é um espaço de discussão para a melhoria da região. “Esse é um momento de nós nos juntarmos para buscar conhecimento e reunir forças para termos mais melhorias em nossos municípios”, complementou.
Em relação à efetivação do território de desenvolvimento Vale do Rio Itaim, a Diretora da Unidade de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Ana Eulálio, explicou aos presentes em que consiste o projeto. “Desde 2017, a Secretaria de Planejamento do Estado constituiu o 12º Território de Desenvolvimento, o Vale do Rio Itaim; como nós temos na Sesapi uma lógica de discussão participativa, ascendente e colegiada, estamos trazendo para a CIR este debate sobre a conveniência de os gestores dos municípios que conformam este território em efetivarmos essa região”. disse.
Na oportunidade, a coordenadora da CIR, Maria Lúcia de Carvalho, destacou a necessidade da ação do estado para a efetivação da nova região.
Durante a reunião, foi definido que os municípios de Caldeirão Grande do Piauí, Francisco Macêdo, Marcolândia, Simões, Padre Marcos, Belém do Piauí, Jaicós, Massapê do Piauí, Patos do Piauí, Jacobina do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Betânia, Acauã, Paulistana e Queimada Nova, que estão elencados no projeto para compor a Região Vale do Rio Itaim, devem apresentar o seu posicionamento para composição ou não do território na próxima reunião da CIR da Região Vale do Guaribas.
Além da pauta supracitada, também foram aprovados o projeto implantação de Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT), tipo II, para o município de Monsenhor Hipólito; o projeto implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) para o município de Wall Ferraz; credenciamento de agente comunitário de Saúde para o município de Santa Cruz do Piauí e de agente comunitário de endemias para o município de Veras Mendes.
O município de Paulistana deu ciência à CIR de incrementos temporários de custeio dos serviços de Atenção Básica. Já o município de Marcolândia solicitou a aquisição de transporte sanitário para tratamento de pacientes fora do domicílio e o município de Pio IX solicitou a implementação de Equipe de Saúde da Família com Equipe de Saúde Bucal. A reunião foi finalizada com os informes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) apresentados pela apoiadora institucional Socorro Moura.
Presidente do Cosems-PI destaca a importância de estratégias que facilitam a gestão municipal do SUS Data/Hora: 20/12/2024 10:58:54 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI define as atividades prioritárias do Apoio para 2025 Data/Hora: 18/12/2024 18:37:42 |
Cosems-PI recebe prêmio do CNJ durante a Semana do MP-PI Data/Hora: 18/12/2024 15:11:29 |
Planejamento estratégico é destaque na 2ª edição do workshop Qualificar para Apoiar do Cosems-PI Data/Hora: 17/12/2024 17:53:51 |
Cosems-PI participa da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Data/Hora: 16/12/2024 10:54:24 |
Leia todas as notícias |
---|