logo_cosemspi

CIR Entre Rios discute organização do fluxo na Rede de Assistência Obstétrica da região

  Data e Hora: 15/06/2021 10:36:56

Os integrantes da Comissão Intergestora Regional (CIR) da região Entre Rios reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (14), para tratar sobre a organização do fluxo na Rede de Assistência Obstétrica e do controle da porta de entrada de pacientes da região na Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Iniciando a reunião, a coordenadora da CIR e Secretária Municipal de Olho D’Água do Piauí, Dira Santos, deu boas-vindas aos presentes e falou sobre o objetivo da reunião. “Hoje nós vamos ver aqui quais os casos que serão referenciados para Teresina, porque nós sabemos que existe uma superlotação por conta das demandas que são muitas, pois são muitas regulações para essa maternidade”, disse.

A diretora de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Joselma Oliveira, apontou o disposto na Portaria Nº 428, de 29 de maio de 2021. “Essa Portaria fala sobre o perfil da Maternidade Evangelina Rosa, que passará a ser 100% regulada e a demanda espontânea não deve procurar a maternidade; e nesse período a demanda espontânea que está chegando está sendo acolhida e orientada a qual serviço ela deve procurar”, evidenciou.

Na oportunidade, o técnico da DUDOH/Sesapi, João Vitor Barbosa, apresentou as ações do plano de trabalho da regulação da Rede de Assistência Obstétrica da região Entre Rios. “Para organização desse referenciamento na Maternidade Dona Evangelina Rosa, para ela ter uma porta de entrada 100% regulada, foram colocadas 10 estratégias específicas, como organizar as demandas espontâneas de municípios para ser atendidas no próprio município ou nos municípios de referência; e as pacientes de Teresina deverão procurar os hospitais de bairro”, ressaltou.

Ainda durante a reunião, a representante da Fundação Municipal de Saúde, Iris Amaral, e a gerente do Complexo Regulador do Estado, Luciene Formiga, falaram sobre o processo de regulação das pacientes gestantes com Covid-19 nas maternidades de Teresina.

Na ocasião, os gestores puderam, também, esclarecer dúvidas com a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, sobre o recebimento, armazenagem e aplicação da vacina Pfizer.

Finalizando o encontro, a assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Socorro Candeira, convidou os gestores a participarem do curso o curso de aperfeiçoamento Gestão Municipal do SUS, o Ser Gestor SUS e explicou sobre o incentivo financeiro da Sesapi aos municípios para atividade de registro vacinal da Covid-19.