logo_cosemspi

CIR Carnaúbais discute protocolo de laqueadura tubária

  Data e Hora: 01/04/2023 13:34:53

Nesta sexta-feira (31), os integrantes da Comissão Intergestores Regional (CIR) do Território Carnaúbais estiveram reunidos na sede do Conselho de Secretarias de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS-PI) para discutir assuntos relacionados à saúde pública da região. Entre as pautas, a apresentação de protocolo de laqueadura tubária para as unidades de saúde da regional.

A apresentação do protocolo de laqueadura tubária foi realizada pela diretora do Hospital Regional de Campo Maior, Nádia Costa. Na oportunidade, os gestores esclareceram dúvidas  e discutiram sobre a aplicação do protocolo  no Território de Carnaúbais. “O protocolo foi apresentado aos secretários a fim de organizarmos o fluxo e oferecer esse serviço que É tão reprimido na região de Carnaúbais. Então, apresentamos o protocolo como proposta para que cada município possa se adequar e atender o máximo de pessoas possíveis”, explicou Nádia Costa.

Para a Secretária Municipal de Saúde de Castelo do Piauí e Coordenadora da CIR Carnaúbais, Antônia Ribeiro, o objetivo é facilitar os encaminhamentos e garantir o acesso das mulheres da região ao procedimento. “Nós discutimos hoje o protocolo adequado para a nova lei da laqueadura tubária apresentado pelo Hospital de Campo Maior, que é a unidade que vai fazer os atendimentos dos encaminhamentos feitos pelos quatorze municípios do nosso território. Assim, a discussão é para aplicarmos o mais rápido possível a lei e garantirmos às mulheres que tenham acesso a esse direito”, explicou a gestora.

A Lei 14.443/2022 entrou em vigor em março de 2023 e prevê a redução da idade mínima para realização do procedimento. Nesse sentido, mulheres a partir de 21 anos têm o direito assegurado por lei de fazer a laqueadura sem o consentimento do cônjuge.
No encontro, também foi definida a nova diretoria da CIR e realizados debates sobre a integração dos Sistemas de Marcação de Consultas/Exames, além da  definição de Portas de Entrada da Rede de Urgência e Emergência (RUE), para o Território.